Edição 86

Matérias Especiais

1° Encontro: Ensino Fundamental II – do 6° ao 9° ano

imagem_13

1 – Somos bem-vindos

Somos todos muito importantes no cuidado da Terra — com suas riquezas —, que nos foi dada por Deus para vivermos e sermos felizes. Ao longo dos tempos, nos últimos séculos, o ser humano, por ganância, tem destruído o nosso planeta, que agora está dando sinais de esgotamento. Vejamos a questão das águas, das plantas e dos animais. Quantas espécies já desapareceram e quantos rios já secaram! Vamos refletir, durante esta Campanha da Fraternidade Ecumênica, sobre o que nós adolescentes de hoje podemos fazer para cuidar do nosso planeta.

2 – O que está acontecendo com a nossa casa?

A casa de Luís Carlos é pequena, como uma caixa de fósforos. Na verdade, é um apartamento situado em um distrito industrial, em um prédio com muitos andares. Da sua janela, ele enxerga um céu escuro e cheio de fumaça, devido às indústrias locais. Seu pai é operário de uma fábrica vizinha. Sua mãe trabalha em casa e matriculou o filho numa escola próxima, na qual não existem jardins e as salas são apertadas. Apesar de tudo, ele gosta do ambiente da sua casa, mas não ousa sair pelas ruas.

Um dia aconteceu uma grande novidade: recebeu a visita do seu tio, irmão de sua mãe, que vive no interior e lhe convidou dizendo:

— Esse adolescente precisa conhecer o mundo e respirar outros ares.

Então, lá se foi Luís Carlos passar as férias com o tio Ricardo.

A primeira coisa que viu no caminho foi o mar. Nunca imaginou tão grande e tão bonito. Depois o carro seguiu por uma estrada cheia de plantas, numa serra que oferecia uma linda paisagem. Passaram por rios, riachos e quedas-d’água. Viram borboletas e pássaros que cantavam como ele nunca tinha ouvido. Ao chegarem no sítio do tio Ricardo, ele conheceu de perto galinhas, porcos, carneiros, bois e sapos que cantavam na noite de Lua cheia. Pela primeira vez, ele viu as estrelas no céu. Seu tio então lhe disse:

— Sabe, Luís Carlos, tudo isso Deus fez para nós. Tudo nos foi dado para cuidar. Essa é a Terra, a nossa Casa Comum.

Reflexão sobre o texto:

O que a sua vida tem em comum com a vida de Luís Carlos?

Você já fez um passeio por um lugar bonito cheio de plantas e flores?

Você já viu um ninho de passarinhos? Você acha que é importante conviver com a natureza?

3 – Aclamemos a Palavra de Deus

Eu vim para escutar
(Letra e música: Pe. Zezinho ou outro à escolha)

1. Eu vim para escutar / Tua palavra, Tua palavra, Tua palavra de amor!

2. Eu gosto de escutar / Tua palavra, Tua palavra, Tua palavra de amor!

3. Eu quero entender melhor / Tua palavra, Tua palavra, Tua palavra de amor!

4. O mundo ainda vai viver / Tua palavra, Tua palavra, Tua palavra de amor!

3.1 A Palavra de Deus é luz para o caminho

“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5.24).

3.2 Refletindo sobre a Palavra de Deus

Nos últimos séculos, o mundo que Deus criou para que o ser humano cuidasse foi muito destruído por causa da ganância e da ambição. Hoje, corre-se o risco de que as gerações futuras não conheçam muitos tipos de flor, fruto e animal nem saibam por onde corriam os rios, os riachos e os açudes de muitas regiões ou sequer conheçam a água doce. A Palavra de Deus vem nos alertar que temos o dever de cuidar do planeta que nos foi dado por Ele para que dele usufruíssemos como filhos queridos. É justo que todos tenham direito aos bens da Terra. E, para isso, faz-se necessário que nos organizemos e não deixemos que aqueles que têm autoridade abusem do poder, e sim que saibam repartir com justiça.

4 – Um projeto para a nossa Casa Comum

Vamos fazer uma visita à área florestal da cidade e escolher uma muda de árvore para plantarmos perto de nossa casa.

Fonte: Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano. Brasília: Conic, 2015.

cubos