Edição 102

Para viver mais e melhor

10 dicas de hábitos capazes de beneficiar suas capacidades mentais

1 ALIMENTE-SE BEM
Refeições ricas em substâncias como selênio, zinco e ferro são essênciais para melhorar o desempenho cognitivo, a memória e o raciocínio. Além disso, segundo a psicóloga Raquel Canabarro, alimentos ricos em ômega-3, fonte abundante de ácido graxo, ajudam na formação de massa cinzenta, que é a parte do neurônio que faz a informação passar mais rápido.

2 PRATIQUE EXERCÍCIOS
Os exercícios físicos estimulam novos neurônios, aumentam o nível de oxigênio no cérebro, deixando-o mais “ligado”. Além disso, amplia a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

3 RELAXE!
“O estresse produz hormônios que atrapalham o fluxo sanguíneo e, em longo prazo, podem matar células neurais ligadas à memória”, aponta Raquel Canabarro. Uma boa alternativa para diminuir o ritmo interno é a meditação por meio de uma respiração correta focada no presente.

4 LEIA MAIS
A leitura é um ótimo exercício para o cérebro, pois é uma atividade que envolve vários processos cognitivos, como decodificação, compreensão, memória e atenção”, explica Raquel. Ao lermos um livro ou uma revista, as memórias visual, auditiva, verbal e linguística são reforçadas.

5 PRATIQUE JOGOS E ATIVIDADES
Jogos de memória, caça-palavra, quebra-cabeças, palavras cruzadas… Existem diversas opções de atividades de raciocínio que ajudam a desenvolver e manter as conexões cerebrais. Além disso, aproveite a tecnologia dos aplicativos e treine seu cérebro usando seu smartphone ou tablet.

6 SOCIALIZE
nter amigos e familiares por perto faz com que o interesse pela vida seja maior, com objetivos e metas. Por consequência, o cérebro também “se nutre” desse interesse e mantém-se vivo, em forma.

7 TENHA BOAS NOITES DE SONO
O sono tem papel fundamental no funcionamento do cérebro: além de restaurar o desgaste físico natural do dia, permitindo o relaxamento do corpo, é durante o descanso que a memória consolida o que foi aprendido ao longo do período.

8 AUMENTE O SOM!
Ouvir música também gera estimulação cerebral e ajuda a aperfeiçoar processos intelectuais, como o raciocínio e o pensamento, além de diminuir o estresse e estimular a produção de novos neurônios.

9 ORGANIZE-SE
Ser uma pessoa mais organizada facilita o trabalho do cérebro. Gerencie bem seu tempo, trabalhe em locais apropriados, estipule prioridades, etc.

10 APROVEITE O SOL
A deficiência de vitamina D (nutriente cuja principal fonte é a luz do sol) causa o dobro de chances de danos cognitivos em idosos. Por isso, reserve alguns minutos no período da manhã, até 10 horas, e no final da tarde, após as 16 horas, para aproveitar os benefícios dos raios solares.

Fonte: Revista Exercícios para o cérebro – Ano 3. n° 6. Alto Astral, 2018. Adaptado.

cubos