Edição 111

Projeto Didático

1º feira municipal de ciências e ciência jovem

Escolha Santa Maria – Timbaúba – PE

 

30Prezando pelo desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e baseado na mediação pedagógica na construção do conhecimento, considerando o docente como mediador e o aluno como protagonista, a Escola Santa Maria valoriza experiências extraescolares e realiza uma avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno. As atividades vivenciadas no cotidiano dão ênfase ao princípio de convivência social, que prima pelo exercício do diálogo, da participação coletiva e da legitimidade cultural, além de enfatizar o princípio da inclusão em todos os seus aspectos.

A iniciação aos trabalhos científicos de forma integrada ao currículo da escola em caráter interdisciplinar fortalece o interesse dos alunos e professores pela pesquisa e pela descoberta de jovens talentos no campo científico. Nesse sentido, faz-se necessário que a escola seja o lugar de 34expansão para essa proposta e que oportunize situações de estudo, engajamento, interação, busca e descobertas.

Com base nesses conceitos e sempre pensando no incentivo à Ciência e Tecnologia, a escola se tornou parceira do Espaço Ciência/PE nas atividades desenvolvidas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019 (SNCT) e implantou a IX Feira de Ciências da Escola Santa Maria com o tema: Ciência e Tecnologia Transformando Vidas, que tem como objetivo intensificar, nos alunos e professores e na comunidade escolar, o gosto pela ciência através do uso de pesquisas, contribuindo, assim, para a construção do processo de ensino-aprendizagem.

A convite do Espaço Ciência/PE, a escola se tornou polo da 1ª Feira Municipal de Ciência e da Ciência Jovem Timbaúba, um evento de abrangência municipal e intermunicipal que aconteceu no dia 25 de outubro de 2019 e contou com a apresentação de projetos de escolas públicas e particulares de Timbaúba, São Vicente Férrer, Macaparana, Ferreiros, Vicência e Camutanga.

A Ciência Jovem Timbaúba iniciou seus primeiros passos. Além do aprendizado que se obteve com os relatos dos trabalhos expostos em cada estande, cabe destacar que houve um grande exercício interdisciplinar que fez o processo de pesquisa e aprendizado ultrapassar todas as dimensões disciplinares e os muros da escola, com uma ação em equipe, com parcerias, persistência e resiliência que abrilhantaram a construção da aprendizagem.

O evento fortaleceu a curiosidade, a popularização e a divulgação da ciência em instituições e sociedades, vinculando o potencial multiplicador das atividades educativas propostas e também o grau de inovação do projeto com ênfase na pesquisa, na descoberta e no conhecimento, visando à sustentabilidade e ao respeito ao próximo.

Escola | Espaço Ciência | CNPQ
marcilenemagalhaes25@gmail.com

cubos