Edição 44

É dia...

70 Anos Educando Gerações

Educação: uma herança, um compromisso

geracoes01

Falar sobre o Colégio da Imaculada Conceição, situado no Recife/Pernambuco, que completou 70 anos de existência em 2008 em prol da educação da infância e da juventude, é retomar a sua origem.

geracoes02

Tudo começou graças ao missionário capuchinho Frei Caetano de Messina, de quem estamos a comemorar o bicentenário de nascimento e que abraçou a todos na extensão do seu amor. Deixou sua pátria e aceitou o desafio de um trabalho apostólico em terras distantes — o Brasil.

Fundou uma família religiosa em Pernambuco, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, à qual o Colégio da Imaculada Conceição pertence. A casa-mãe situa-se na parte mais elevada da cidade de Bom Conselho, desfrutando de uma localização privilegiada. Para administrar a Congregação, existe o trabalho da Madre-geral e das Irmãs Conselheiras, tendo, cada colégio, sua própria diretoria, composta de religiosas e auxiliada por leigos. Por ser uma congregação que trabalha com Educação, possui também uma equipe dessa área que orienta o plano quadrienal, norteador da nossa ação educativa, sob a luz do marco referencial e doutrinal que afirma sua proposta pedagógica nos ideais da educação evangélico-libertadora da democracia e da cidadania, assumindo-os como diretrizes pedagógicas. Esses ideais são:

• Comprometimento da ação educativa com a prática da liberdade, do diálogo e da corresponsabilidade.
• Desenvolvimento de metodologias que permitem a formação do senso crítico da reflexão e do trabalho coletivo.
• Respeito à identidade cultural do aluno.

Os 70 anos do Imaculada

Como o tempo passa rápido! Há 70 anos, nascia uma instituição educacional em nossa cidade. Como tantas outras, tinha o propósito de trabalhar com crianças e jovens. O seu grande diferencial era educar para a paz e para o bem. À luz dos ensinamentos de Jesus Cristo, o mestre dos mestres, esse ideal evangélico-franciscano a fez sobreviver às dificuldades naturais que apareceram ao longo dos anos e hoje consegue despontar, com mérito, no cenário educativo do Estado.

O Imaculada, como carinhosamente é chamado, faz parte da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho e foi inaugurado em 8 de setembro de 1938. Várias diretoras passaram pelo colégio ao longo desses anos, imprimindo marcas próprias em cada gestão.

Atualmente, é dirigido pela Irmã Lucineide de Brito e atende a uma clientela distribuída nos seguintes cursos: Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de cursos extracurriculares, escolinhas de esportes, aulas isoladas e turmas de alunos em tempo integral, do maternal ao 5º ano, cujo objetivo primordial é o desenvolvimento total do aluno através de várias atividades, como prática de hábitos saudáveis de alimentação, repouso, execução de tarefas de salas, prática esportiva, lazer e formação cristã.

Na verdade, a preocupação do Imaculada extrapola o âmbito acadêmico. Seu objetivo está centrado no desenvolvimento harmônico do aluno, no carisma da própria Congregação, deixando, ele, de ser um simples número no processo para ser um ente que precisa de cuidados especiais, razão por que os encontros de formação e os projetos desenvolvidos são estruturados com personalidade.

O contato escola-família é uma constante o ano inteiro, através de reuniões pedagógicas, plantões ou de uma conversa informal entre pais e professores.

geracoes03

O seu ambiente físico é bastante acolhedor: possui salas climatizadas; local de reflexão, de prática do carisma franciscano e da formação cristã (capela e gruta); incentivo à pesquisa e descoberta (biblioteca); convite ao experimento (laboratório); parque infantil, piscinas, amplo pátio para recreação; cantinas; e laboratório de informática; além de uma equipe de professores, coordenadoras, mestres de disciplina, orientadora e psicóloga capacitados para atender o aluno como um todo. Possui também educação em tempo integral (dois turnos), o que muito facilita para os pais que trabalham o dia inteiro.

geracoes04

Ao longo de 2008, todos os eventos foram voltados para os 70 anos do Imaculada:

1ª Eucaristia
Jogos Internos
Festa Junina
IV Olimpíada Congregacional
V Expocic

O Dia do Ex-aluno, ou melhor, eterno aluno, começou com uma celebração eucarística presidida por um ex-aluno, em que vários depoimentos demonstraram que nada foi em vão. A semente germinou e floresceu, dando frutos de qualidade. A descontração aconteceu durante uma gostosa feijoada, com jogos e banho de piscina.

O ponto mais alto das comemorações aconteceu no dia 8 de setembro, com uma missa concelebrada, quando houve a participação de toda a comunidade do Imaculada para, juntos, em Ação de Graças, agradecer tantas bênçãos recebidas. Logo em seguida, houve um momento cultural, sendo oferecido aos convidados um coquetel e, pela manhã, um festival comemorativo com todos os alunos.

A Expocic é um evento que acontece de dois em dois anos e reúne alunos desde o maternal até o 3° ano do Ensino Médio. Em 2008, foi realizada no dia 27 de setembro, das 8 às 17 horas. As pesquisas são feitas em torno de um tema central. Como não poderia deixar de ser, voltado para os 70 anos do Imaculada.

Afinal, não é todo dia que se completa essa idade!

Tanto os alunos como os visitantes saíram da Expocic com uma visão coerente de toda a trajetória do Colégio ao longo de 7 décadas.

A Olimpíada Congregacional reúne atletas de todos os colégios da Congregação para competir em diferentes modalidades no Imaculada. Seu objetivo extrapola o simples ganhar medalhas ou troféus: procura formar o verdadeiro atleta, sabendo lidar com vitórias e fracassos com um jeito de ser franciscano.

A obra de Frei Caetano de Messina, fundador da Congregação, conseguiu atingir seus objetivos implementando a prática da educação evangélico-libertadora voltada para a construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida e da esperança.

Conheça o nosso colégio para que sinta a paz e o bem que defendemos e seja você também participante dessa história. Estamos de braços abertos para recebê-lo e, juntos, construirmos uma nova era.

Escudo – símbolo de proteção, defesa, segurança.

Campo azul e branco – lembra o céu brasileiro e o manto da Virgem Maria.

Lírio – significa pureza de intenções em nossas ações. Ausência de subterfúgio, mentira, delação.

Tinteiro e livro – simbolizam a instrução.

Lema – saber e virtude.

Saber – é conhecimento. Abrange as Ciências Humanas, Naturais e, principalmente, a sabedoria, que é o dom do Espírito Santo.

Virtude – é a força. O estudante deve esforçar-se em adquiri-la para realizar-se como cidadão e como cristão.

Colégio Imaculada Conceição
Avenida Dr. José Rufino, 2184, Barro, Recife – PE

cubos