Edição 91

Projeto Didático

A Arte Natalina na Praça

Colégio Sementes do Saber – Conceição do Almeida/BA

Introdução

Todos nós, em algum momento de nossa vida, já paramos e refletimos: “Seria tão bom se o mundo fosse assim…”. E sempre chegamos à conclusão de que muita coisa precisa mudar e melhorar.

Devemos começar pelo princípio de amar ao próximo como a si mesmo. Então, nada mais certo do que ver e rever as atitudes humanas, pois somos, até então, os únicos seres pensantes e os mais egoístas também… Precisamos agora começar as mudanças dentro de nós. Devemos pensar mais naquele amigo que passa por dificuldades… Queremos um mundo de pessoas solidárias e felizes, um mundo em que o amor seja exercido sem medo, sem vergonha, sem segundas intenções.

Queremos um mundo onde as pessoas se amem, um mundo sem guerras, sem sofrimentos, sem angústias, sem tristezas, de pessoas que cresçam ajudando o próximo… Um mundo de igualdade entre todos, de oportunidades iguais, de cabeças diferentes, sem lugar para preconceitos.

Pensando assim, o Colégio Sementes do Saber aproveita a época do Natal para desenvolver o projeto A Arte Natalina na Praça, priorizando atividades pedagógicas criativas que despertem sentimentos de paz, amor, fraternidade e esperança, que devem ser vividos por alunos, professores e direção.

Justificativa

O projeto Arte Natalina na Praça foi elaborado pela equipe gestora e pelo corpo docente do colégio. Sendo uma atividade pedagógica e cultural, tem um elevado potencial motivador do ensino e da prática de valores.

Foram intensos momentos de planejamento e diálogos, pois educar para uma convivência solidária e com respeito promove reflexão e incentivo de atividades positivas para a construção de um mundo mais justo e fraterno. As atividades lúdicas e interdisciplinares facilitarão a aquisição e construção de conhecimento da tradição natalina pelos alunos, envolvendo aspectos históricos, culturais e sociais.

Objetivo geral

Trabalhar o tema Natal e os seus símbolos através da arte, despertando nas crianças/adolescentes o respeito às diversas religiões por meio da afetividade e sociabilização, utilizando recursos criativos e dinâmicos, bem como resgatar o verdadeiro espírito da data, vivenciando situações que façam refletir sobre os sentimentos de solidariedade e cooperatividade em relação àqueles que passam por necessidades básicas de sobrevivência e, sobretudo, compreender a importância do Nascimento de Jesus para a humanidade.

31

Objetivos específicos

Criar estratégias de ensino que levem os alunos a:
• Compreender o significado do Natal.
• Conhecer e vivenciar valores.
• Refletir e valorizar os diversos tipos de religião.
• Desenvolver o raciocínio lógico.
• Desenvolver a expressão corporal.
• Desenvolver a sociabilização.
• Ampliar a linguagem oral.
• Desenvolver a imaginação e criatividade através da expressão artística.

Público-alvo

Alunos da Educação Infantil
Alunos do Ensino Fundamental

Metodologia

A primeira etapa do projeto foi realizada no início da IV unidade, nas dependências da escola, com a gincana estudantil envolvendo alunos da Educação Infantil e de todo o Ensino Fundamental. Foram trabalhadas as seguintes tarefas, que envolveram respeito, união e solidariedade:

• Arrecadação de alimentos para serem doados às famílias carentes da nossa comunidade.
• Tarefas-surpresa envolvendo temas atuais.
• Homenagens a pessoas da comunidade, entre outras atividades criativas.

A segunda etapa aconteceu com a organização das cestas básicas com os alimentos arrecadados na gincana. Estas, por sua vez, serão entregues pelos próprios alunos às famílias carentes do município.

Na terceira etapa, aconteceram os ensaios do Coral Natalino, com a participação dos alunos do Fundamental I, e os ensaios da dramatização da peça teatral O Nascimento de Jesus, com os alunos do Fundamental II.

A quarta e última etapa aconteceu em Praça Pública, onde foi realizada a culminância do projeto com apresentação do coral e da peça teatral Nascimento de Cristo. O momento mais esperado foi a pintura da tela, quando os educandos expressaram com amor e carinho todo seu sentimento através da arte.

Coordenação do projeto:
Andrea Maia de Jesus Coni
E-mail: sementesdosaber@outlook.com

 

cubos