Edição 17

Pintando o 7

A criatividade com SUCATA

A sucata vai desenvolver a criatividade da criança e também a sua coordenação motora. A criança vai perceber que também pode usar o material que a professora utiliza.

O que é sucata? Sucata é qualquer coisa considerada inútil depois de ter sido utilizada e que é reaproveitada de uma maneira diferente.

Este trabalho foi elaborado e desenvolvido na esperança de que a criança tenha uma experiência agradável e divertida. Ele foi baseado em atividades práticas, levando a criança a aprender brincando e usando sua imaginação.

A criança vai adquirir um interesse pelas aulas ministradas, manuseando a sucata; vendo bonecos, bichos, fantoches, carros em frascos de plásticos, copos de papel, caixas, pratos de papelão, latas, cones, saquinhos de papel, rolos de papel higiênico, etc. Esses são materiais que a criança conhece e são fáceis de colecionar. Muitas vezes, achamos que apenas materiais caros é que despertam o interesse da criança, mas, ao contrário, hoje é difícil a criança ter oportunidade de criar alguma coisa. Podemos levar a criança a fazer uma reciclagem com embalagens do que consumiu.

A sucata vai desenvolver a criatividade da criança e também a sua coordenação motora fina. A criança vai perceber que também pode usar o material que a professora utiliza.

Você pode aplicar todos os materiais nas aulas de Alfabetização, Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade, Educação Artística.

sucata01JUQUINHA

Materiais – Cabeça: frasco de desodorante plástico. Chapéu: cortar um círculo em tecido. Cabelo: fios de lã. Olhos: botão, preso com alfinete. Nariz: tampa de pasta dental. Boca: retalho ou feltro vermelho. Roupa: guardanapo ou lenço. Corpo: vareta de churrasco.

Preparação – Tirar a tampa do desodorante. Colocar o chapéu. Tampar novamente o desodorante. Colar olhos, nariz, boca e, depois, prendê-los com alfinetes. Perfurar o fundo do tubo de desodorante e introduzir a vareta de churrasco. Colocar o lenço para servir de camisa ao boneco.

ANTÔNIMO OU SINÔNIMO

sucata02
Materiais – Sacos de pipoca, canetas hidrocor.

Preparação – De um lado do saco de pipoca, escrever uma palavra; do outro lado, escrever seu antônimo ou sinônimo.

OS DIAS DA CRIAÇÃO DO MUNDO
sucata03

Materiais – Sacos de pipoca, caneta hidrocor.

Preparação – De um lado do saco de pipoca, desenhar o que Deus criou em cada dia da criação do mundo. Do outro lado, escrever os numerais.

MEMÓRIA DAS PROFISSÕES
sucata04

Materiais – Caixas de fósforo, papel de presente, cola, tesoura, figuras de alguns instrumentos relacionados com as profissões.

Preparação – Forrar as caixas com papel de presente liso. Em várias delas, escrever o nome de algumas profissões. Em outras, colar os instrumentos usados pelos profissionais.

ABC DOS ANIMAIS
sucata05

Materiais – Caixas de fósforo, papel de fantasia, figuras de animais, cola, tesoura.

Preparação – Forrar as caixas com papel de fantasia. Em várias delas, colar algumas letras. Em outras caixas, colar fichas com nomes de animais. Em outras, colar as figuras dos animais.

FATOS FUNDAMENTAIS
sucata03

Materiais – Sacos de pipoca, canetas hidrocor.

Preparação – De um lado do saco de pipoca, escrever a adição, subtração, multiplicação ou divisão e, do outro lado, escrever a resposta.

DOMINÓ DE FIGURAS GEOMÉTRICAS
sucata07

Materiais – Caixa de fósforo, durex colorido, papel de fantasia preto, papel de revista colorido, cola, tesoura.

Preparação – Forrar as caixas com papel de fantasia. Dividi-las ao meio, com durex colorido. Colar as figuras geométricas de papel de revista.

OS NUMERAIS
sucata09

Materiais – Pratos de papelão, tampinhas de garrafa, cola, tinta guache.

Preparação – Pintar as tampinhas de garrafa com tinta guache. Colar as tampinhas num prato de papelão, de acordo com o numeral a ser ensinado. Do outro lado do prato de papelão, escrever o numeral.

ANIMAIS
sucata11

Poderá ser usado este rolo para contar a história da Arca de Noé.

Materiais – Rolos de papel higiênico, cola, tesoura, papéis diversos, caneta hidrocor.

Preparação – Forrar os rolos de papel. Fazer os detalhes com papel colorido.

FAMÍLIA
sucata12

Materiais – Lata de óleo, doce, Coca-Cola, fermento Royal. Retalhos de tecido, cola, tesoura, caneta hidrocor. Detalhes de fita, lã, algodão para a barba do vovô.

Preparação – Forrar as latas, desenhar os rostinhos.

Colar as roupas feitas com tecido, tendo os detalhes dos olhos em lantejoula e os cabelos feitos com lã.

Helenita Borja- Professora e Escritora. Diplomada em Belas-artes pela UFMG.
(Fonte: revista O Educador – Ano I – Nº 1 – 1992 – p. 39 a 41.)

cubos