Edição 105

Livro da vez

A Fabulosa máquina de Amigos

Por Iêda Rocha

Sinopse

24

Pipoca era uma galinha muito simpática. A mais simpática da Fazenda Fricotico. Insistia em dizer “Olá!” para todos os amigos pela manhã, usava palavras como maravilhoso e fabuloso e alegrava todo mundo. Além disso, ela também contava histórias e fazia companhia aos outros animais. Até que um dia, no celeiro, encontrou um misterioso retângulo iluminado que dizia “Olá!”. O que seria aquele objeto? Ela resolveu dizer “Olá!” também, já que era tão simpática, e de “Olá!” em “Olá!” foi fazendo novos amigos. Será? Uma divertida fábula sobre relacionamentos na era da tecnologia, ilustrada com as cores, a irreverência e o talento de Nick Bland.

 

Resenha

A Fabulosa máquina de Amigos

A Fabulosa Máquina de Amigos é um livro que oferece aos leitores, pequenos e grandes, a oportunidade de conhecer a história de Pipoca, a galinha mais simpática da Fazenda Fricotico, e refletir, de maneira fabulosa, sobre a qualidade das relações de amizade que construímos em nossa vida.

A obra, publicada em 2018 pela Editora Brinque-Book, foi escrita por Nick Bland, que nasceu em 1973 em uma fazenda na Austrália, filho de um artista e uma professora de Educação Infantil. Ele, desde criança, tinha o sonho de ser escritor. Hoje, além de escritor, tornou-se também ilustrador e encanta o público infantil e todos os que se dispõem ao maravilhoso encontro com a leitura por meio das palavras e das imagens que nos transportam a um mundo fantástico, cheio de aventuras e sonhos.

Nessa história que Bland nos presenteia, ele narra a agitação que ocorreu na Fazenda Fricotico a partir do aparecimento de uma telinha luminosa, que a galinha Pipoca denominou de máquina de fazer amigos. Depois do encontro com essa máquina fabulosa, o comportamento dela começou a mudar. Pipoca, conhecida por todos como sendo a mais simpática moradora da fazenda, a galinha mais amável e bondosa que já tinham conhecido, depara-se com o mundo virtual, começa a viver obcecada por seus novos amigos e se esquece completamente de dizer um “Olá!” aos seus amigos de todos os dias e de todas as horas, pois estava sempre ocupada respondendo aos amigos virtuais.

O autor conta que Pipoca resolveu conhecer pessoalmente seus novos amigos e preparou uma maravilhosa festa para marcar esse momento mágico. No entanto, ela se esqueceu de convidar os amigos antigos. E, ao final, descobriu que foi enganada por lobos perigosos que, do outro lado da telinha, passaram-se por amigos legais. Eles não quiseram comer o delicioso bolo de chocolate preparado para a festa; na verdade, eles queriam comer a galinha, mas ela foi salva por seus amigos reais e verdadeiros, que estavam por perto e se aproximaram para ajudá-la na hora do perigo. Os lobos fugiram para a floresta levando a fabulosa máquina de amigos. Nesse momento, Pipoca agradeceu aos seus amigos e percebeu que a máquina não era tão fabulosa como ela havia pensado.

Esse livro, indicado para crianças a partir dos três anos de idade, é realmente uma obra fabulosa e requer do mediador da leitura, pais e educadores, a capacidade de fazer a conexão da história literária com a vida prática das crianças, que estão, hoje mais do que nunca, expostas ao mundo virtual e precisam aprender a conhecer os lobos, que, por trás da luminosa telinha, passam-se por amigos e, na verdade, não são. É preciso conversar sobre os perigos que as relações virtuais podem oferecer, sem deixar de reconhecer a importância dos avanços da tecnologia tanto para a aproximação das pessoas que vivem geograficamente distantes como para a resolução de muitos problemas do dia a dia.

25É uma história que nos chama a atenção para coisas importantíssimas na nossa vida, como a atenção que damos às pessoas que estão sempre ao nosso lado, o carinho, o respeito, a união e a bondade que somos chamados a praticar para com o nosso semelhante, sobretudo com os nossos amigos. A amizade é algo que acontece na vida da gente e nos acompanha em todos os momentos do nosso existir. Há amigos que cativamos desde os primeiros anos da infância, da adolescência, há os amigos que conhecemos na fase da juventude ou na vida adulta que para sempre estarão ao nosso lado, com quem devemos cultivar a relação de fraternidade, tratando com simpatia e reconhecendo a importância deles na nossa vida. Independentemente do que aconteça conosco, os amigos reais, os verdadeiros, estarão sempre por perto para nos livrar dos lobos ferozes que querem nos destruir.

A leitura dessa obra é importante para todas as pessoas que trabalham com Educação Infantil e mediação de leitura, para quem tem contato diário com crianças ou, simplesmente, para quem se encanta com a doçura da literatura infantojuvenil e o mundo mágico que ela nos permite conhecer.

BLAND, Nick. A Fabulosa Máquina de Amigos. São Paulo: Brique-Book, 2018. Tradução: Gilda de Aquino.

Iêda Rocha é licenciada em Letras (português/espanhol) e pós-graduanda em Literatura Infantojuvenil pela Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire). É cordelista e autora de literatura infantojuvenil e de livros didáticos de língua espanhola para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E-mail: rochaieda28@gmail.com.

cubos