Edição 08

Matérias Especiais

A pequena grande escritora

Quem vê Mariana Albuquerque dos Santos desfilando sua graça faceira de menina de 08 anos em passos saltitantes pelos corredores da Escola Polichinelo em Jaboatão dos Guararapes, nem imagina que está diante de uma futura grande escritora. Mariana ainda não sabe a que ramo da literatura vai se dedicar, mas já começou com o pé direito. Dentro em breve, a pequena grande escritora vai a São Paulo receber das mãos do seu ídolo, Ziraldo, o prêmio referente ao 1º lugar no concurso “Viagens nas páginas de Ziraldo”. A competição foi promovida pela Editora Melhoramentos em comemoração aos 70 anos do autor mineiro.

Para chegar lá, essa talentosa menina pernambucana teve que passar por 83 mil concorrentes de todo o Brasil. Agora ela faturou 5 mil reais e o título de grande vencedora da sua categoria (1ª e 2ª séries). Mariana vai viajar acompanhada por sua professora Clécia Mesquita que, de acordo com as regras do concurso, vai receber um prêmio de igual valor. Clécia diz que todo o mérito é da sua aluna, que sempre se destacou, demonstrando grande interesse por literatura, além de ser bastante comunicativa, sociável e dotada de uma imaginação especial. Estas características fazem de Mariana uma das alunas mais populares da Escola Polichinelo.

O estímulo à leitura e à criação literária fazem parte dos principais projetos da escola. Pelo jeito, estas tentativas de incentivar a leitura têm dado bons resultados.

Mariana, por exemplo, garante que a Escola tem um papel fundamental da formação do seu hábito de ler e escrever e, mais que isso, na sua paixão pelas letras. Como não podia deixar de ser, seu passatempo predileto é “ler e inventar histórias”. A redação vencedora foi inspirada no livro ABC do B, paradidático de Ziraldo, que estava sendo trabalhado pelos alunos da Polichinelo. Mas a “viagem” de Mariana pelos livros de Ziraldo teve início muito antes do concurso. Tudo começou quando um vizinho emprestou “A Professora Maluquinha” a Mariana e foi “paixão à primeira lida”. Desde então, a pequena escritora virou fã incondicional das histórias do “pai do menino Maluquinho” e já devorou quase todas as obras dele.

Surpresa e fascinada com a notícia, Mariana conta que um tio dela chegou a prever sua vitória, assim que ela lhe disse como tinha escrito a redação. – E não é que ele tinha razão. Acho que o meu tio sabe mesmo adivinhar o futuro – relata a pequena grande escritora, ainda meio confusa com a enorme repercussão da sua vitória. Porém, quando fala do destino que dará ao prêmio, Mariana parece bem segura. Para o irmão Heitor, de 13 anos, vai oferecer uma guitarra elétrica e o restante do dinheiro segue direto para uma caderneta de poupança, que ajudará a garantir a formação da futura escritora. Enquanto este futuro de “gente grande” não chega, Mariana curte o sabor da sua vitória com alegria e ansiedade, aguardando o tão sonhado momento de estar frente à frente com seu escritor predileto.

ESCOLA POLICHINELO
Rua José Gomes da Cunha, 383 – Piedade. CEP 54410-322 – Jaboatão dos Guararapes
Fone/fax: (081) 3361.3880

cubos