Edição 15

Projeto Didático

A poesia desvenda o segredo das palavras

Os grupos temáticos do recital serão destacados por imagens e/ou frases significativas alusivas ao conteúdo e/ou características de cada grupo, levadas à cena através de faixas, por alunos devidamente caracterizados. As mensagens também serão projetadas em tela, ao fundo do palco, pelo datashow.

Após as falas, o primeiro bloco apresenta poemas com características metalingüísticas.

Convite
José Paulo Paes

Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.
Só que
bola, papagaio, pião,
de tanto brincar,
se gastam.
As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio,
que é água sempre nova.
Como cada dia,
que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?

A poesia é uma pulga
Sylvia Orthof

A poesia é uma pulga,
coça, coça, me chateia,
entrou por dentro da meia,
saiu por fora da orelha,
faz zumbido de abelha,
mexe, mexe, não se cansa,
nas palavras se balança,
fala, fala, não se cala,
a poesia é uma pulga,
de pular não tem receio,
adora pular na escola…
Só na hora do recreio!

Que é a poesia?
Cassiano Ricardo

Uma ilha
cercada
de palavras
por todos
os lados.

Fantasia
Elias José

Iara,
debruçada na mesa,
com cara de festa,
desenha casa
e floresta,
desenha mar
e ilha,
desenha peixe
e flor.
Mas um dia,
de repente,
explodindo no papel
e maravilha,
bem lá um canto,
feito cantiga
de amor,
causando enorme
espanto,
sai voando
um beija-flor.

Música: A bailarina
Toquinho e Mutinho
A bailarina
Cecília Meireles

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.

Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.

cubos