Edição 46

Projeto Didático

A poesia invadiu a biblioteca

Escola São Francisco de Assis

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Projeto idealizado pela professora e bibliotecária Adriana Ferreira, executado no primeiro semestre de 2008, por alunos da Escola São Francisco de Assis na gestão de Rosângela Mota e José Célio, com a participação dos professores de Língua Portuguesa Aparecido Jacson, Érica Viviane, Hélia Vanja e Maria Conceição Silva.

APRESENTAÇÃO

Uma biblioteca constitui uma riqueza bastante significativa para uma sociedade, representando não apenas um local para realização de leituras, mas um espaço de renovação, criação, aprendizagem e interesse por pesquisas. Contudo, não basta querer que a realidade se modifique por si só. Temos, como cidadãos conscientes e críticos, que proporcionar as mudanças e agir em prol de suas realizações.

A Biblioteca São Vicente de Paula foi fundada há mais de uma década pela Escola São Francisco de Assis, na cidade de Bom Jardim – PE. Inicialmente com um acervo pequeno, voltado para o público infantil, hoje possui aproximadamente mil livros, que estão à disposição dos alunos e da comunidade.

O projeto A poesia invadiu a biblioteca surgiu da necessidade de aumentar a interação aluno-biblioteca, despertando o interesse pela leitura e o conhecimento da produção poética nacional, — em especial, a de Bom Jardim.

Esse projeto engloba um trabalho conjunto entre a gestão pedagógica, a bibliotecária, os professores, os alunos, a comunidade e os poetas locais, que inclusive contaram com homenagens pelas obras realizadas e reconhecidas no cenário nacional.

A poesia invadiu a biblioteca teve por tarefa ser um intercâmbio entre biblioteca e professores de diferentes áreas através do processo de estímulo da leitura e interesse pela história da poesia de maneira efetiva, desenvolvendo a criticidade e a curiosidade literária nos alunos.

Como retorno imediato, o projeto culminou no I Salão do Livro — evento realizado em 24 de abril de 2008 na Escola São Francisco de Assis —, que recebeu pais, alunos, convidados e vários homenageados.

“O evento foi um sucesso. Percebemos a interação dos alunos, o interesse pela leitura, o interesse também pela literatura de cordel, quando aqui esteve o poeta popular Dodó Félix para uma aula com os nossos alunos. Esse evento, a pedido deles, será anual e fará parte do calendário de nossas comemorações”, frisou a gestora Rosângela Mota.

AGRADECIMENTOS

A Escola São Francisco de Assis agradece a Deus, aos alunos, pais, professores e à comunidade pela realização desse importante projeto. Dedicamos um agradecimento especial à Editora Construir pela parceria e pelo incentivo que nos é dedicado, como também a parabenizamos por todo o seu trabalho de estímulo educacional.

JUSTIFICATIVA

A biblioteca é o espaço mais democrático para disseminar a cultura. A leitura constitui-se em um poderoso instrumento no processo de produção do conhecimento por possibilitar o contato do leitor com diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo.

Uma delas é vivenciada através da poesia, forma literária de extrema importância que levou à criação do projeto. O conhecimento dos poetas e de suas obras é fundamental para a construção acadêmica, pois acaba por despertar o interesse pela poesia, como também o surgimento de novos poetas entre nossos alunos.

Bom Jardim já é uma cidade reconhecida por sua cultura, sua música, seu teatro e seus importantes poetas. A Escola São Francisco de Assis tende a enaltecer a cidade desenvolvendo projetos com essa categoria literária, levando-os ao conhecimento de jornais com circulação nacional, o que inclusive proporcionará o desenvolvimento de outros projetos e parcerias.

As oportunidades advindas com esse projeto são, principalmente:

Aproximação da comunidade com a escola.

• Surgimento de interesses diversos na construção literária dos alunos.
• Desenvolvimento da biblioteca através da realização de sua funcionalidade.
• Valorização da poesia de Bom Jardim.
• Integração entre professores, alunos e leitura.

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OBJETIVOS

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1. Geral

Formar leitores questionadores, capazes de acionar processos que motivem o interesse pela leitura e a produção de poesias, proporcionando-Ihes instrumentos necessários para que estejam aptos a continuar seu processo de autoconstrução, ou seja, preparar o aluno para trazer a poesia para sua realidade de mundo.

2. Específicos

Estimular a leitura.

• Expor aos alunos os tipos de poesia “clássica” e “popular”.
• Conscientizar o aluno acerca dos novos conhecimentos construídos através da leitura de poesia, incentivando-o, também, a socializar o que leu com os colegas.
• Desenvolver a criatividade de interpretação.
• Conhecer e valorizar os poetas nacionais, sobretudo de Bom Jardim.

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

As atividades foram desenvolvidas diariamente nas aulas de Língua Portuguesa e nas tarefas feitas na biblioteca entre os meses de março e maio, sendo, após a realização do projeto, estendidas ao restante do período letivo.

Atividades:

Definição do que é poesia.

• Estudo de poesias e poetas brasileiros, em especial os de Bom Jardim.
• Entendimento do autor e da obra.
• Escolha de uma poesia por aluno para análise.
• Confecção de cartazes ilustrados de acordo com a interpretação pessoal.
• Recital em sala de aula.
• Visita dos poetas de Bom Jardim para palestra e recital, com participação efetiva dos alunos.
• Produção de poesias.
• Confecção do livro de poesia dos alunos.

AVALIAÇÕES

1. Geral

Verificar o interesse do aluno perante o universo da leitura de poesias, tornando-o um sujeito-leitor crítico, capaz de melhorar o seu conhecimento futuro, através de avaliações e debates em sala de aula e textos construídos.

2. Específica

Culminância: I Salão do Livro.

A ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS PROMOVE O I SALÃO DO LIVRO

Foi com grande prazer que a Escola São Francisco de Assis recebeu e homenageou ilustres poetas e escritores de Bom Jardim, no I Salão do Livro, um projeto desenvolvido pelos diretores Rosângela Mota e José Célio, pela bibliotecária Adriana Ferreira e pelos professores de Língua Portuguesa Aparecido Jacson, Maria Conceição Silva, Érica Viviane e Hélia Vanja Mota.

Com o objetivo de incentivar os alunos à leitura, que teve início com o projeto da bibliotecária, A poesia invadiu a biblioteca foi vivenciado em todas as turmas do Ensino Infantil, Fundamental I e lI e também do Ensino Médio.

O evento foi realizado no dia 24 de abril de 2008, no auditório da escola, recebendo os pais, alunos, convidados e homenageados: os poetas Dodô Félix, Genaro Vieira, Margarida e Célia Sedycias — também representando o seu pai, ,Américo Sedycias (in memoriam) —; os escritores Mário Souto Maior (in memoriam), Onildo Pereira Santos e Aparecido Jacson Lucena. Os homenageados ficaram emocionados ao verem suas obras serem recitadas pelos alunos da escola. “O importante é homenagear aqueles que fizeram e fazem a história do nosso município, e o mais importante ainda é reconhecer e homenagear em vida. Isso é gratificante para eles e para nós como escola”, ressaltou José Célio.

O objetivo principal do projeto, que teve como culminância o I Salão do Livro, é o incentivo dos alunos à leitura desde as primeiras séries em sala de aula, uma vez que a leitura é escolarizada. Na escola, o ato de ler se constitui tanto em objeto de estudo como em meio/instrumento utilizado para aprendizagem das matérias previstas. O “aprender a ler” consistia numa das principais metas a serem alcançadas pelas escolas de educação básica. Nos dias de hoje, pode-se dizer que “a ênfase é dada no ler para aprender”. Isso não significa que o primeiro lema não tenha validade na escola atual: nos cursos básicos, o ensino de leitura é da maior importância; mas, posteriormente, a leitura é utilizada como instrumento para a aquisição de conhecimento em outras disciplinas.

Aninha e as trancinhas do preconceito. O livro trata de uma reflexão sobre o preconceito racial existente na sociedade brasileira, refletido sutilmente dentro da sala de aula. A escola é responsável pelo processo de socialização infantil no qual se estabelecem relações com crianças de diferentes núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais.

A relação estabelecida entre crianças brancas e negras numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, possibilitando que a criança negra adote, em alguns momentos, uma postura introvertida, por medo de ser rejeitada ou ridicularizada pelo seu grupo social. O discurso do opressor pode ser incorporado de modo maciço por algumas crianças, que passam então a se reconhecer dentro dele: “feia”, “preta”, “fedorenta”, “cabelo duro”, iniciando o processo de desvalorização de seus atributos individuais, que interferem na construção da sua identidade de criança.

O lançamento contou ainda com a apresentação teatral do grupo de alunas do curso de pós-graduação em Psicopedagogia, na qual ressaltaram, de forma bastante lúdica, o prazer em viver a poesia.

“Na terra de grandes escritores, onde a arte de ler é um privilégio incalculável, a Escola São Francisco de Assis se destaca em incentivar os seus alunos, que serão as estrelas do futuro, a buscar, através dos livros, um conhecimento amplo sobre os diversos assuntos, pois é através da leitura que podemos conhecer vários lugares e pessoas, como também desenvolver nossas crianças e ensiná-Ias a se portar diante das situações do cotidiano. Uma prova desse pensamento comunitário está aí, o I Salão do Livro, que proporcionou às pessoas diretamente ligadas à instituição educacional apreciarem o trabalho que está sendo desempenhado dentro da escola”, destacou Ana Maria Santos Nascimento, mãe de duas alunas, Mayara e Maryana Santos do 1° Estudos Gerais (EG) e 7° ano do Ensino Fundamental.

A Escola São Francisco de Assis está localizada em Bom Jardim – PE, no agreste setentrional, a 110 km da capital Recife. Berço de vultos ilustres — como Barão de Lucena, Mário Souto Maior, Francisco Sarinho, Francisco Julião e Dimas Sedycias — e conhecida como “terra da música”, Bom Jardim vive uma atmosfera poética.

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PRODUÇÃO LITERÁRIA DOS ALUNOS

Doce Menina

Tão pequenina é esta menina.

Tem um olhar
tão doce quanto as nuvens
de algodão-doce,
um sorriso tão lindo
quanto as cores do arco-íris,
uma voz tão bela
quanto o cantar dos pássaros,
como é sincera esta menina!

A cada descoberta,
ela faz uma grande festa…
Palavras tão antigas
se tornam tão bonitas
nos lábios desta menina…

Como é grande
esta pequena menina!

Victória Mirantla, 4º ano

Querer Muito

Você é a coisa mais querida,
a tristeza mais sentida,
o caminho sem retorno,
o mar tempestuoso,
a vida certa
na medida mais precisa.

Você é a coisa mais querida,
é a cor mais colorida,
é a vida mais vivida,
é a realidade mais real,
é o sonho mais surreal,
a verdade mais verdadeira,
a ilusão primeira e derradeira,
é meu mundo,
meu tudo,
até meu nada.

Frankllyn Douglas, 1º Estudos Gerais

Sítio do Picapau Amarelo

Sítio do Picapau Amarelo
é da cor do sol, que parece amarelo.

Lá tem bolinho de chuva
igual ao guarda-chuva.

Com a mão no chapéu,
Pedrinho vê o céu.

O nariz de Narizinho
parece o bico do passarinho.

O melhor não é ver,
é querer conhecer.

Déborah Barbosa Duarte, 3º ano

Os Livros

Ai de nós, estudantes,
se não fossem os livros
para, com eles, compartilharmos
os momentos de dúvidas e
leituras com os quais relembramos.

Os livros são tesouros preciosos
que trazemos no peito.
Construímos nosso futuro
com dignidade e respeito.

Lucas Fernandes F. da Silva, 5º ano

Poeta

Eu queria ser um poeta.
Poeta, sei que não sou.
Então, me contento
com o pouco que me restou.

Wevdson Bruno e Pablo Luís, 5º ano

A Natureza

Eu gosto da natureza.
Ela é uma coisa especial,
tem coisas muito bonitas,
uma beleza sem igual.

Nela tem pássaros voando,
tem flores no jardim.
Vamos cuidar bem dela
pra isso nunca ter fim.

O futuro do planeta
depende da preservação.
Cada um fazendo sua parte,
é uma questão de conscientização.

Juliana Alves, 4º ano

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Você

Luz fugida, alegria. Agonia.
Você, louco devaneio, anseio, receio.
Você, minha mulher-criança,
moleca safada, menina mimada, amada.

Você, a mais doce loucura que me aconteceu.
Fico procurando rimas,
plagiando expressões bonitas,
estéticas, patéticas, poéticas,
caóticas, neuróticas.
Tanto rodeio (que feio)
só para dizer três palavrinhas,
tão simples,
tão pequenas,
que rolam da caneta:
eu te amo.

Frankllyn Douglas, 1º Estudos Gerais

O Lugar Onde Vivo

Do lugar onde vivo,
há sempre muito o que falar,
muitas histórias e canções
que hão de impressionar.

A rua onde moro
é de muita animação,
crianças a jogar bola
sempre com muita emoção.

Há palmeiras bem verdinhas
e pássaros sempre a cantar,
alegrando sempre a vida
com amor, paz e harmonia.

Isabel Cesária Pereira da Silva, 2º ano Estudos Gerais

Poesia

Enquanto o mundo te julga,
Deus te ajuda.
Enquanto o mundo te condena,
Deus te inocenta.
Enquanto o mundo te derruba no chão,
Deus te levanta.
Enquanto o mundo te rejeita,
Deus te acolhe.
Enquanto o mundo desiste de ti,
Deus jamais desistirá.
Enquanto o mundo diz que não és nada,
Deus diz que és tudo.
Enquanto o mundo diz que tu não serves pra nada,
Deus diz que, sem ti, nada serve.
Por isso, dê valor ao amor de Deus, pois,
sem Ele, você não passa de um nada.
Com Ele, você é tudo, pode tudo, consegue tudo.
Basta crer n’Ele e retribuir esse amor com fé.

Isabelle Santos Rothweiler, 1º Estudos Gerais

O Carro

Eu comprei um carro.
Fiquei muito feliz
porque não era de barro
como o que eu fiz.
Um dia eu brinco,
outro dia eu quebro.
Um irmão berra,
e o outro chora.

Paulo Marcos, 4º ano

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