Edição 61
Projeto Didático
A Química da Sensações
Perfil do grupo: Projeto desenvolvido para as crianças do Maternalzinho e do Maternal I da Educação Infantil
Tempo de duração: Um ano
Apresentação
O trabalho se propôs a oportunizar às crianças vivências que favorecessem a descoberta da Química no nosso corpo, levando-as a entender a importância dessa ciência para compreender o que acontece consigo mesmas e sua ação no cotidiano, dando, assim, maior significado à vida em seu entorno.
Nesse sentido, o processo de pesquisa pretendeu construir conceitos a partir de práticas significativas relacionadas ao tema proposto: A Química das Sensações.
Tal projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, estabelecendo diálogos e interfaces com diferentes áreas do conhecimento, como: Ciências, Arte, Química, Literatura Infantil, Linguagem e Matemática. Nessa perspectiva, todo conhecimento construído refletiu um processo de investigação, que respeitou a fase de desenvolvimento cognitivo da criança da Educação Infantil.
Justificativa
Entendendo que a prática educativa na Educação Infantil tem como referencial as experiências essenciais, o projeto foi pautado em processos significativos de aprendizagem. Isso quer dizer que foi lançado um olhar para a formação pessoal, social e de conhecimento de mundo. Além disso, foram consideradas as particularidades do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças dessa fase.
Tais processos tiveram como pretensão garantir o desenvolvimento integral desse sujeito em formação. Assim, o trabalho proposto aliou o entendimento de que as vivências precisam ser relevantes, carregadas de sentido, a um tema que pretendíamos desmistificar: a Química, visto que se trata do Ano Internacional da Química (2011).
Por essa razão, o Colégio Exponente planejou desenvolver projetos e estudos, levando o educando a investigar esse tema desde as primeiras séries da Educação Infantil até o Ensino Médio.
Objetivo geral
Perceber as sensações provocadas pelas reações químicas que acontecem dentro do nosso corpo e que são suscitadas pelos sentidos.
Objetivos específicos
• Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir à criança descobrir e elaborar hipóteses.
• Valorizar o trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidades e funções, para que as crianças atuem de forma semelhante também na sociedade.
• Favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos motor, intelectual e socioemocional.
• Construir conhecimentos acerca da Química das Sensações.
Atividades
• Levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre os sentidos.
• Levantamento de hipóteses.
• Realização de experimentos de exploração dos sentidos.
• Observação atenta dos órgãos dos sentidos.
• Realização de atividades de artes plásticas (pintura, desenho, modelagem e colagem).
• Produção de livro de imagem.
• Realização de oficinas sobre a temática.
• Elaboração de painéis.
• Exposição dos materiais produzidos pelas crianças.
• Construção de portfólio.
• Realização de rodas de conversa.
• Realização de rodas de leitura sobre o assunto.
• Discussão sobre vídeos.
Produto final
• Portfólio.
• Livro de imagem.
• Apresentação da pesquisa na XVIII Expocultura (evento pedagógico do Colégio Exponente).
Avaliação
É processual e ressalta os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, enfatizando a expressão oral, o interesse, a atenção e a ação diante das propostas apresentadas.
Instituição: Colégio Exponente (Recife/PE)
Educadoras: Itaciane Rodrigues
Jaqueline Pessoa
Josiane Valença
Kalina Almeida
Marta Baroni
Sybelle Barros
Direção pedagógica:
Maria Beliza Andrade
Maria Karolina Cardoso
Coordenação pedagógica:
Liane Coutinho
Viviane Gomes
Orientação pedagógica:
Iany Oliveira
Setor de Psicologia:
Filadélfia Costa
Referências bibliográficas
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa & SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
BRAZELTON, T. Berry & Greenspan, I. Stanley. As Necessidades Essenciais das Crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Coordenação Geral de Educação Infantil. Subsídios para Elaboração de Orientações Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1997.