Edição 61

Projeto Didático

A Química da Sensações

Perfil do grupo: Projeto desenvolvido para as crianças do Maternalzinho e do Maternal I da Educação Infantil
Tempo de duração: Um ano

Apresentação

O trabalho se propôs a oportunizar às crianças vivências que favorecessem a descoberta da Química no nosso corpo, levando-as a entender a importância dessa ciência para compreender o que acontece consigo mesmas e sua ação no cotidiano, dando, assim, maior significado à vida em seu entorno.

Nesse sentido, o processo de pesquisa pretendeu construir conceitos a partir de práticas significativas relacionadas ao tema proposto: A Química das Sensações.

Tal projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, estabelecendo diálogos e interfaces com diferentes áreas do conhecimento, como: Ciências, Arte, Química, Literatura Infantil, Linguagem e Matemática. Nessa perspectiva, todo conhecimento construído refletiu um processo de investigação, que respeitou a fase de desenvolvimento cognitivo da criança da Educação Infantil.

Justificativa

Entendendo que a prática educativa na Educação Infantil tem como referencial as experiências essenciais, o projeto foi pautado em processos significativos de aprendizagem. Isso quer dizer que foi lançado um olhar para a formação pessoal, social e de conhecimento de mundo. Além disso, foram consideradas as particularidades do desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças dessa fase.

Tais processos tiveram como pretensão garantir o desenvolvimento integral desse sujeito em formação. Assim, o trabalho proposto aliou o entendimento de que as vivências precisam ser relevantes, carregadas de sentido, a um tema que pretendíamos desmistificar: a Química, visto que se trata do Ano Internacional da Química (2011).

Por essa razão, o Colégio Exponente planejou desenvolver projetos e estudos, levando o educando a investigar esse tema desde as primeiras séries da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Objetivo geral

Perceber as sensações provocadas pelas reações químicas que acontecem dentro do nosso corpo e que são suscitadas pelos sentidos.

Objetivos específicos

Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir à criança descobrir e elaborar hipóteses.
Valorizar o trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidades e funções, para que as crianças atuem de forma semelhante também na sociedade.
Favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos motor, intelectual e socioemocional.
Construir conhecimentos acerca da Química das Sensações.

Atividades

Levantamento do conhecimento prévio das crianças sobre os sentidos.
Levantamento de hipóteses.
Realização de experimentos de exploração dos sentidos.
Observação atenta dos órgãos dos sentidos.
Realização de atividades de artes plásticas (pintura, desenho, modelagem e colagem).
Produção de livro de imagem.
Realização de oficinas sobre a temática.
Elaboração de painéis.
Exposição dos materiais produzidos pelas crianças.
Construção de portfólio.
Realização de rodas de conversa.
Realização de rodas de leitura sobre o assunto.
Discussão sobre vídeos.

Produto final

Portfólio.
Livro de imagem.
Apresentação da pesquisa na XVIII Expocultura (evento pedagógico do Colégio Exponente).

Avaliação

É processual e ressalta os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, enfatizando a expressão oral, o interesse, a atenção e a ação diante das propostas apresentadas.

Instituição: Colégio Exponente (Recife/PE)

Educadoras: Itaciane Rodrigues
Jaqueline Pessoa
Josiane Valença
Kalina Almeida
Marta Baroni
Sybelle Barros

Direção pedagógica:
Maria Beliza Andrade
Maria Karolina Cardoso

Coordenação pedagógica:
Liane Coutinho
Viviane Gomes

Orientação pedagógica:
Iany Oliveira

Setor de Psicologia:
Filadélfia Costa

Referências bibliográficas

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa & SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

BRAZELTON, T. Berry & Greenspan, I. Stanley. As Necessidades Essenciais das Crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Departamento de Políticas Educacionais. Coordenação Geral de Educação Infantil. Subsídios para Elaboração de Orientações Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1997.

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