Edição 28

Matérias Especiais

África

africaÉ o segundo maior continente do planeta e o que apresenta clima mais quente. A África possui algumas das mais belas paisagens do mundo, mas tem também alguns dos lugares mais pobres. Nesses países, a fome e as doenças são problemas graves e, muitas vezes, eles precisam de ajuda internacional.

As regiões mais desenvolvidas do continente africano cresceram principalmente devido à exploração de minerais, como ouro, diamantes e petróleo. A atividade industrial do continente é limitada. A exceção é a África do Sul, responsável por mais da metade da produção industrial africana, concentrada em produtos químicos, alimentos e máquinas. Em contrapartida, a agricultura tem enorme importância para os países do continente. Muitos deles, como Nigéria, Mali, Gana e Uganda, conseguem boa renda com a exportação de cacau, algodão e amendoim.

CIDADES

Grandes Centros– Lagos e Casablanca, por causa de seus portos, e Johannesburg, devido às riquezas minerais, estão entre as cidades economicamente mais desenvolvidas da África.

lagos Lagos– Por vários anos, Lagos, que é a maior cidade da Nigéria e uma das principais da África, foi a capital do país. Situa-se à beira do Golfo da Guiné, e seu porto é um dos mais movimentados do continente. Lagos possui algumas montadoras de automóveis e fábricas de rádio e tintas.
casablanca Casablanca– Localizada à beira do Oceano Atlântico, Casablanca é a maior cidade do Marrocos. A região é habitada desde o século XII, mas a cidade foi fundada oficialmente em 1515, pelos portugueses. Casablanca tem o principal porto do país, por onde passa a maioria das exportações.
johannesburgo Johannesburg– A cidade começou a se formar em 1886, ano em que foi descoberto ouro em montanhas da região. A descoberta atraiu muita gente, e, em pouco tempo, surgiu Johannesburg, hoje uma das mais ricas cidades da África do Sul e tão desenvolvida quanto outras metrópoles do mundo.

ANIMAIS NATIVOS

Vida na Selva– A selva africana tem muitos parques e muitas reservas, que são locais seguros para os animais nativos do continente. Nesses locais, eles ainda não sofrem com a ameaça de extinção.

girafa Girafa– A girafa é o mais alto dos mamíferos, com até 5,5 metros. Em comparação com o tamanho das pernas e do pescoço, seu corpo parece pequeno. Esse animal, que se alimenta de folhas das árvores, é bastante calmo e só ataca quando se sente ameaçado.
leao Leão– Os leões vivem apenas nas planícies africanas. Os machos, maiores que as fêmeas, chegam a medir 2,2 metros de comprimento. Eles vivem em grupo de dez ou mais bichos. Normalmente, as fêmeas saem para caçar, e os machos ficam tomando conta dos filhotes.
zebra Zebra– São três os tipos existentes de zebras: a de Burchell, a de Grevy e a da montanha. Elas se distinguem pelo tamanho das listras. As marcas pretas e brancas servem para confundir os inimigos, principalmente quando as zebras se movimentam. Elas vivem exclusivamente na África.

TURISMO

Mistério e Ecologia– As pirâmides do Egito guardam muitos segredos do antigo modo de vida do país, enquanto, nas Cataratas Vitória e nos safáris ecológicos, destacam-se as belezas naturais.

piramides Pirâmides de Gizé– Localizadas próximas à cidade de Gizé, no Egito, estão entre as mais belas obras já construídas pelo ser humano. Foram erguidas há cerca de 2.500 anos para que os faraós, poderosos governantes egípcios, fossem sepultados dentro delas.
cataratas Cataratas Vitória– Situadas na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue, as belas cachoeiras receberam esse nome em 1855, em homenagem à então rainha da Inglaterra. Elas fazem parte do Rio Zambeze, e sua maior queda-d’água tem 108 metros de altura.
safaris Safáris Ecológicos– Há muito tempo, caçadores faziam expedições para caçar na África. Atualmente, isso está mudando, e muitos turistas visitam os parques e as reservas apenas para ver animais em seu ambiente. Zimbábue, Tanzânia e Quênia são os locais mais procurados, pois têm muitos bichos.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Deserto, Neve e Água– A África é um continente enorme e possui muitas diferenças de clima, que causam falta de água no Saara, abundância dela no Rio Nilo e até neve, no topo do Kilimanjaro.

saara Saara– O Saara corta o norte da África desde o Oceano Atlântico até o Mar Vermelho. As poucas áreas onde há água ou vegetação, chamadas de oásis, são ocupadas por povos nômades, que fazem plantações. Quando o solo se desgasta, eles andam em busca de outros oásis.
kilimanjaro Kilimanjaro– É uma elevação com três picos, localizada na Tanzânia, perto da fronteira com o Quênia. O pico mais alto, de nome Kibo, tem quase 5.900 metros e é o maior da África. O topo dessas montanhas vive constantemente coberto de neve.
rionilo Rio Nilo– Com 6.670 quilômetros de extensão, é o segundo maior rio do mundo, perdendo apenas para o Amazonas. Ele nasce na Tanzânia e deságua no Mar Mediterrâneo, no Egito. Há mais de 5 mil anos, os povos que vivem em suas margens dependem de suas águas para plantar.

BANDEIRAS

bandeiras

MAPA

mapa_

Fonte: Para Saber Mais. Revista Recreio.

cubos