Edição 34

Projeto Didático

Arte – Um caminho para a observação

Artista: Guilherme da Fonte (mosaicos)
Coordenadora: Márcia da Fonte Reis
Diretora: Vera Maria Lins e Melo da Fonte

Justificativa:

Acreditando que a observação leva a criança a diferentes descobertas e estimula as diversas áreas do conhecimento e da inteligência, a escola desenvolveu um projeto que promoveu, nos alunos, um conjunto amplo de experiências. O estudo sobre o artista e sua obra incluiu percepção, imaginação, sensibilidade, interpretação, senso crítico e expressões pessoal e de grupo.

Problematização:

Nessa etapa, resgatamos, através de questionamentos, o que os alunos já sabiam a respeito do tema (conhecimentos prévios sobre arte em mosaico) e buscamos saber o que queriam aprender, suas expectativas e curiosidades no momento da roda e durante conversas informais.

Desenvolvimento:

Através de pesquisas na internet, reportagens, entrevistas, análise de obras e aulas-passeio, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a vida e a obra do artista plástico Guilherme da Fonte, bem como o estilo e as características de seus trabalhos.

Síntese:

Nesse projeto, os alunos desenvolveram um olhar mais sensível e puderam expressar seus sentimentos, respeitando a individualidade. Quando observavam uma obra em grupo por exemplo, surgiam várias percepções, e isso enriquecia a compreensão de que, para cada um, existe uma forma de ver carregada de experiências, emoções e sentimentos.

arte_01

Aprender a observar nada mais é que aprender a olhar o outro e compreendê-lo, e essa experiência traz harmonia às nossas relações interpessoais.

O resultado desse projeto foi muito satisfatório porque alcançamos nosso objetivo maior, que é despertar, na criança, a consciência de que a felicidade está nas coisas simples, em cada cor, em cada cheiro e, até, no sorriso de um amigo.

O projeto iniciou em março, com as pesquisas diversas, e incluiu visita à casa de Guilherme da Fonte e se estendeu até a Feira Cultural, que aconteceu no dia 19 de maio na escola. Arte – um caminho para a observação contou com uma enorme participação das famílias, tanto na feira quanto no desenvolvimento do projeto; e teve como convidado especial o artista Guilherme da Fonte, que ficou encantado com as produções.

Escolhemos um artista para cada turma pesquisar.

A fim de que cada aluno encontre sua própria expressão artística, foram feitas observações para se compreender as diferentes obras de arte produzidas por ele.

Encontrando sua expressão artística é que você encontra a si mesmo.

Artistas pesquisados:

artistas

cubos