Edição 112

Atividades lúdicas

ATIVIDADES LÚDICAS PARA SALA DE AULA: ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS

1. O Pequeno Professor

 

a. Objetivo geral: promover maior agilidade motora, atenção, memorização, raciocínio, criatividade.

b. Objetivos específicos: resolver exercícios; enumerar, sintetizar ou analisar fatos, ideias e tópicos; criticar situações.

c. Formação dos alunos: semicírculos.

Deve haver um aluno a mais que as cadeiras.

d. Funcionamento: o professor, por exemplo, após efetuar o estudo de um determinado tema com os alunos, passará no quadro algumas questões ou exercícios. Em seguida, solicitará de um aluno (pequeno professor) a resolução do exercício. Ao terminar de resolver e colocar a resposta na frente do exercício, os participantes deverão trocar de lugar. Nesse momento, o aluno (pequeno professor) volta rapidamente e procura se sentar em uma das cadeiras vazias. Desse modo, sobrará um participante no centro, e este deve ir ao quadro e resolver o segundo exercício. Assim sucessivamente…

e. Regras:

1. Todos deverão trocar de lugar.

2. O pequeno professor deverá colocar a resposta no quadro antes de voltar a se sentar no lugar de um dos companheiros.

3. Se a resposta estiver errada, os participantes não farão a troca de lugar.

f. Avaliação: a avaliação poderá ser feita pelo professor, através da observação, registrando na ficha o desempenho de cada um.

 

2. Um Passinho à Frente

 

a. Objetivo geral: desenvolver o raciocínio, a memorização e o senso de responsabilidade.

b. Objetivos específicos: resolver exercícios, relacionar fatos, identificar nomes.

c. Formação dos alunos: em fileiras normais.

d. Funcionamento: os alunos, em fileiras, devem ter um bloco e a caneta sobre a carteira. O professor dá um exercício e pede para os alunos responderem sem rasuras no bloco. Após o tempo previsto para a resposta, os alunos deverão mostrar uns aos outros a resposta, mas não podem alterá-la. A seguir, o professor dá a resposta verdadeira. Aqueles que acertarem passam à frente dos que errarem. E assim se segue até completar o número determinado de exercícios.

e. Regras:

1. O aluno deverá responder por escrito.

2. O participante que acerta deve passar sempre à frente daquele que erra.

f. Avaliação: ao final do jogo, o mestre poderá registrar o desempenho dos alunos.

g. Precauções: programar o assunto com antecedência, preparar previamente as questões; após o tempo previsto para a resposta, pedir aos participantes que vejam as respostas uns dos outros, a fim de evitar alterações depois que o professor disser a resposta verdadeira.

h. Discussão: conversar com os alunos sobre o porquê e os efeitos do jogo, bem como sobre a participação e o desempenho de todos, inclusive do professor. Trabalhar a consciência das regras.

 

3. O Pulo Inteligente

 

a. Objetivo geral: desenvolver a agilidade motora, o raciocínio e a memorização.

b. Objetivo específico: responder corretamente à questão sobre determinado assunto.

c. Formação dos alunos: fileiras de três, quatro ou cinco, conforme o número de alunos na classe. Os alunos deverão estar em pé segurando-se pela cintura.

d. Funcionamento: o professor fará uma pergunta (do assunto estudado) ao 1o aluno de cada fileira. Só ele poderá responder. Se responder certo, todos os elementos da fileira, segurando-se pela cintura, dão um pulo para a frente.

 

Se a corrente se romper ou se o pulo for dado com a resposta errada, a equipe voltará ao ponto de partida. A seguir, o número 1 de cada equipe passa para o último lugar, e o número seguinte se prepara para responder.

Vencerá a equipe que, em primeiro lugar, alcançar a linha de chegada.

 

e. Regras:

1. Só o primeiro aluno deverá responder; os demais não poderão comunicar-se entre si.

2. A resposta tem de ser dada em voz bem alta para que todos possam ouvi-la.

3. A pergunta deve ser feita para cada fileira.

f. Avaliação: o professor observa e registra o desempenho dos alunos durante o decorrer do jogo.

g. Precauções: escolher o lugar apropriado com antecedência; programar o assunto antes da aplicação e elaborar as perguntas com respostas objetivas.

h. Discussão: comentar os objetivos e os efeitos do jogo. Analisar as reações dos alunos.

 

4. Aula (Seminário)

a. Objetivo geral: desenvolver o raciocínio, a pesquisa, a linguagem oral e o espírito de cooperação.

b. Objetivos específicos: pesquisar e analisar temas de diferentes disciplinas; resumir, escrever e apresentar temas para os colegas da sala.

c. Formação dos alunos: em pequenos grupos.

d. Funcionamento:

1a fase: o professor conversa com os alunos sobre os temas a serem estudados. Os temas são distribuídos aos grupos, e o professor tece algumas orientações sobre fontes para consulta, tempo, registro de informações.

2a fase: os alunos pesquisam e colhem, individualmente, informações. Após o tempo previsto, trazem, por escrito, as informações colhidas, com indicações das fontes consultadas para a sala de aula.

3a fase: em grupo, os alunos elaboram um resumo do tema aproveitando todas as informações colhidas. Esse resumo escrito poderá ser analisado

pelo professor e devolvido aos alunos a fim de ser xerocado e entregue a todos os colegas de sala.

4a fase: após o resumo pronto, cada grupo apresentará seu tema à classe no tempo anteriormente combinado. Para isso, pode utilizar recursos como: exposição dirigida, vídeos, mapas, montagens, desenhos, esquemas, dramatizações, jogos, datashow…

e. Regras:

1. Todos devem participar de todas as fases.

2. Os grupos poderão dividir as funções entre seus membros: um aluno poderá resumir as ideias do grupo, outro digitará o texto, outro imprimirá, e os outros apresentarão o tema.

3. Executar as fases no tempo anteriormente combinado.

f. Avaliação: na apresentação da aula, todos os alunos poderão ser os avaliadores. Poderão utilizar a ficha que se segue.

g. Precauções: planejar cuidadosamente a técnica, orientando e apoiando os alunos em todas as fases. Solicitar que a pesquisa seja feita em casa ou na escola (1a fase, mas as outras fases devem ser feitas em classe sob a orientação do professor). Estar atento ao trabalho dos participantes e ao cumprimento das regras.

h. Discussão: discutir com os alunos os efeitos da técnica e as atitudes dos participantes.

 

ALMEIDA. Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola.

cubos