Edição 92

Profissionalismo

Autismo e inclusão escolar

Eugênio Cunha

O aluno aprende. O aluno com transtorno do espectro autista aprende. O mito de que há educandos que não aprendem já foi superado, pois a aprendizagem é característica do ser humano: nascemos para aprender. Trata-se de uma expressão imanente da nossa humanidade, que abarca também o aprendente com autismo.

Apesar de a síndrome apresentar níveis diferentes de comprometimento, todos nós temos características afetivas que podem ser exploradas no espaço escolar. Diante disso, o primeiro passo a ser dado pelo professor será o de conhecer seu aluno, seus afetos. Isso possibilitará a elaboração de atividades e afazeres que ajudarão a canalizar seu interesse. A partir do princípio afetivo da atividade pedagógica, o professor começará a descobrir os recursos para a superação das dificuldades iniciais. Não se trata de uma regra, mas de um caminho, pois o afeto traz o desejo para os movimentos de ensino e aprendizagem. Quais atividades o aluno gosta de fazer? Como utilizá-las para desenvolver sua aprendizagem? São perguntas que irão ser respondidas nesse percurso.

Outro passo importante será observar possíveis alergias alimentares, que podem interferir no comportamento. A Lei no 12.764/12, que trata do autismo, estabelece que o autista tem direito a terapia nutricional e a nutrição adequada.

Respeitando as características de cada estudante com autismo, seguem algumas sugestões de atividades para a Educação Infantil:

Pegadas

Objetivos: reconhecimento do pé direito e do esquerdo, identificação lateral, equilíbrio, precisão nos passos, coordenação motora global e interação com os demais alunos.

Desenvolvimento: o professor desenha ou cola pegadas no chão com a ajuda dos alunos, que poderão colorir as pegadas. Posteriormente, o educando anda sobre elas, alternando o pé direito e o pé esquerdo. Durante a brincadeira, o professor poderá sugerir outros movimentos. Como alternativa, poder-se-á utilizar sola de sapatos velhos.

Amizade do alfabeto

Objetivos: afetividade, socialização, imaginação, comunicação, expressão, linguagem e coordenação espacial.

Desenvolvimento: todos sentam, fazendo um círculo. Alguém inicia falando: “Gosto do meu amigo da esquerda com A porque ele é atencioso”. O próximo aluno deverá seguir a sequência, dizendo: “Gosto do meu amigo da esquerda com B porque ele é bondoso”. E assim por diante.

Sacola de segredos

Objetivos: percepção sensorial, comunicação, linguagem e memória.

Desenvolvimento: o professor colocará diversos objetos em um saco de pano, vendará os olhos do participante e pedirá a ele que, com o toque das mãos, identifique cada objeto. É um exercício para o estímulo da linguagem e da memorização, principalmente para estudantes que têm dificuldades na fala. O interessante é utilizar objetos do cotidiano, como relógio, lápis ou copo.

Banda escolar

Objetivos: discriminação e percepção auditiva, identificação das ações, localização de sons, orientação espacial, capacidade de atenção, memorização e interação social.

Formando palavras e contando histórias

Objetivos: imaginação, criatividade, desenvolvimento da linguagem, orientação espacial, afetividade, socialização e comunicação.

Desenvolvimento: o professor distribui na sala letras variadas, que podem ser confeccionadas pelos alunos, utilizando diversos materiais. Pede, inicialmente, que formem palavras com as letras. Posteriormente, separa os alunos em grupos para formarem frases e criarem histórias orais com base nas frases. Uma alternativa possível seria o recorte de letras ou palavras em revistas e jornais.

Untitled-2Somando as diferenças

Objetivos: discriminação visual, percepção, linguagem, comunicação, classificação, generalização e valores da diversidade para inclusão escolar.

Desenvolvimento: o professor reúne diversos objetos que sejam opostos. Por exemplo: um bloco pequeno e um grande, um copo alto e outro baixo. Pede aos participantes para formarem pares com os objetos opostos e depois descreverem os atributos que tornam os objetos opostos, enfatizando as qualidades em suas diferenças.

Encontrando a família

Objetivos: linguagem, memória, comunicação, imaginação, discriminação visual e criatividade.

Desenvolvimento: utilizando gravura de revistas ou desenhos, deve-se fazer uma coleção de figuras que relacione um elemento ao outro, por exemplo: pai com filho, prato com colher, cadeira com mesa e assim por diante. O participante deverá organizar as imagens dizendo o nome, a cor, função, etc.

Descobrindo palavras pelo tema

Objetivos: conhecimentos gramaticais, linguagem, comunicação, memória e percepção.

Desenvolvimento: o professor seleciona alguns temas, que podem estar no título de reportagens em revistas, jornais ou em livros. Pede aos alunos para escreverem, recortarem ou verbalizarem palavras que estejam ligadas ao tema. Depois, faz-se a inversão: a partir de palavras, os participantes descobrem os temas ligados a elas.

Desenvolvimento: utilizam-se vários instrumentos musicais (pandeiro, chocalho, triângulo, tambores, flauta, etc.). A cada toque de determinado instrumento, os alunos brincam com um objeto ou fazem algum movimento. Por exemplo: quando tocar o tambor, os alunos brincam com a bola; quando tocar o triângulo, fazem movimentos com as mãos.

Brincadeira do espião

Objetivos: atenção, observação, detalhamento, afetividade, socialização, criatividade, expressão corporal e imagem corporal.

Desenvolvimento: divide-se o grupo em duplas. Cada integrante da dupla observará bem a outra pessoa. Os dois viram de costas, e cada um fará uma mudança no visual. Os dois se voltam um de frente para o outro e tentam descobrir o que mudou. Pode-se alternar a brincadeira, fazendo mudanças no ambiente.

Eugênio Cunha é professor, psicopedagogo, Doutor em Educação, autor dos livros Autismo e inclusão e Autismo na escola, publicados pela Wak Editora.

 

Você ou sua escola estão prontos para receber um aluno de inclusão?menino_cadeirante_asiat_opt

Pensando nisso, a Construir Notícias preparou um pequeno questionário para que você possa testar seus conhecimentos sobre inclusão. Esperamos que você curta mais este recurso que preparamos com muito capricho.

Não se esqueça de compartilhar conosco seu resultado, nos escrevendo.

Aproxime a câmera de seu smartphone do código abaixo, ou copie o link abaixo em seu navegador.

313239

http://pesquisa.construirnoticias.com.br/?p=001

cubos