Edição 14

Lendo e aprendendo

BRINCADEIRAS, TRUQUES E MALUQUICES NA ÁGUA

Imagine um jogo de futebol dentro de uma piscina, com um melão no lugar da bola. Parece coisa de doido? Não, é para quem quiser se divertir dentro da água.

Quem joga futebol em piscinas chega mesmo a besuntar um
melão com azeite para torná-lo superescorregadio.

Você já deve ter ouvido falar de hóquei no gelo, hóquei em campo e hóquei em patins. Mas já ouviu falar de hóquei aquático? É um esporte que se joga na parte mais funda das piscinas, mas apenas por adultos habituados a mergulhar.

Por que só pode ser jogado por excelentes mergulhadores? É que eles têm de mergulhar para apanhar um disco de latão, atirá-lo ao fundo da piscina com um pau pequeno e curvo e ainda têm de pontuar! É verdade: as pessoas fazem coisas malucas na água.

Segundo o Guinness Book, em 1981, dois mergulhadores percorreram de triciclo quase 104 km ao longo do fundo de uma lagoa, em Tucson, Arizona. Por quê? Para reunir fundos destinados a uma instituição de caridade. Permaneceram debaixo da água durante 60 horas. Houve também um alemão, chamado Fritz Weber, que, em 1983, caminhou sobre a água por uma distância de cerca de 297 km. Para isso, calçou uns sapatos grandes, com flutuadores.

Nem sempre é necessário se molhar para se divertir com água. Aqui estão alguns jogos e truques fáceis, que você poderá experimentar sozinho ou com seus alunos.

Centra a rolha
Os seus alunos vão, com certeza, ficar doidos com este truque! Você só precisa de um copo vazio, um pouco de água e uma rolha de cortiça.

1. Encha um copo com água, quase até em cima.

2. Peça aos seus alunos que ponham a rolha para flutuar no centro do copo. Por mais que eles se esforcem para colocá-la no centro, ela tombará sempre.

3. Coloque devagarinho mais um pouco de água, de modo que a superfície da água fique abaulada sobre a extremidade superior do copo. A rolha se desloca para o centro, onde o nível da água é mais alto — o topo da parte abaulada. A água forma uma superfície convexa — o abaulamento — devido à tensão superficial.

Lente de uma gota de água
Você já experimentou, alguma vez, usar gotas de água para que possa ver aumentados desenhos e letras pequenas?

Material:

Fita gomada.

Um pedaço de papel com letras pequenas
e desenhos (um selo usado é o ideal).

Um tabuleiro pequeno.

Um pedaço de plástico transparente.

Um conta-gotas.

1. Cole o pedaço de papel que você quer ver aumentado ao tabuleiro. Cubra o tabuleiro com o plástico para que o papel não se molhe.

2. Deite, com o conta-gotas, alguns pingos de água sobre o plástico.

3. Experimente com gotas de diferentes tamanhos. O modo como a água faz aumentar é diferente se você usar gotas de diferentes tamanhos? As gotas de água curvam-se para cima, tal como a curva de uma lupa. São lentes em miniatura.

Construindo um sifão
Desafie um aluno seu a passar água de uma tigela para outra, utilizando apenas um pedaço de mangueira. É bom aprender este truque, pois, um dia, você pode precisar esvaziar um aquário ou uma piscina.

Material:

Uma tigela cheia de água.

Uma tigela vazia.

Um pedaço de mangueira.

1. Coloque a tigela com água sobre uma pilha de livros. Essa tigela tem de ficar a um nível mais elevado do que a tigela vazia. Coloque esta última num local mais baixo.

2. Tape com seu dedo uma das extremidades da mangueira. Coloque a água pela outra extremidade.

3. Introduza uma das extremidades da mangueira dentro da água da tigela que está num nível mais alto. Introduza a outra extremidade dentro da tigela vazia.

4. Retire o seu dedo e veja a água descer pela mangueira.

Lançamento de balões de água
Uma maneira divertida de nos refrescarmos num dia quente é lançar balões de água. Encha balões com um pouco de água e depois jogue-os (não vale a pena enchê-los com muita água, pois eles podem estourar imediatamente). Vista uma roupa de banho.

Dois jogadores começam a atirar um balão de água um para o outro. Cada vez que você apanhar um balão, dê um passo para trás. Perde o jogo quem deixar o balão estourar.

Copo Mágico
Este truque é muito bom, porém é melhor praticar um pouco sobre a pia ou banheira antes de mostrar aos seus alunos. O principal é ter a certeza de que a água faça com que o cartão tenha aderência à borda do copo.

Material:

Um copo.

Um pedaço de cartão maior do que a abertura do copo.

1. Encha o copo com água, até em cima.

2. Assegure-se de que a borda ficou úmida.

3. Coloque o cartão sobre a borda do copo.

4. Segure o cartão com uma das mãos e, com a outra mão, volte o copo de cabeça para baixo. Largue o cartão.

Por que a água não derrama? É que a pressão do ar, que empurra o fundo do copo para cima, é superior ao peso da água, que empurra para baixo.

Truque do Pente Mágico
Como fazer para que a água que escorre de uma torneira se dobre?
Você só precisa de um pente de plástico e de uma camisa de lã. O truque consiste em fazer uso da eletricidade estática, que é fornecida pela camisa.

1. Esfregue o pente, energicamente, na manga da camisa, para passar uma carga elétrica.

2. Abra a torneira, para que corra um pequeno fio de água.

3. Segure o pente junto ao fio de água e veja a água dobrar-se na direção do pente.

O que faz a água deslocar-se? É a carga elétrica do pente, que exerce atração sobre a água.

cubos