Edição 61

Projeto Didático

Buscando a Inclusão, Valorizando o Cidadão!

Educandário da Carla (Recife/PE)

Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.
Cícero

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos…
(Art. 1º) Declaração Universal dos Direitos Humanos

Introdução

Atualmente, o processo de inclusão tornou-se indispensável à vida escolar. É ele que concilia, orienta, auxilia professores, pais e alunos, interagindo de forma responsável com eles e contribuindo no processo de ensino-aprendizagem.

A Educação Inclusiva proporciona benefícios escolares para que todos os alunos possam alcançar os mais elevados níveis de ensino, segundo a capacidade de cada um, como nos garante a Constituição.

Objetivos

1 Promover a didática da leitura, construção de textos informativos e resgatar a interdisciplinaridade.
2 Conscientizar os alunos como cidadãos, numa prática diversificada para a Educação Inclusiva.
3 Despertar o interesse do aluno para a construção de peças teatrais e promover eventos educativos.

Considerações

A inclusão nas escolas é fruto de uma concepção progressista de Educação, em que novas formas de gestão escolar e de processo de ensino-aprendizagem foram postas em prática.

Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.
Mantoan

A Educação divide-se em duas partes:

Educação das habilidades e a educação da sensibilidade. Sem a educação da sensibilidade, todas as habilidades são tolas e sem sentido (RUBEM ALVES, 2001, p. 59).

Eles só precisam de um espaço na sociedade…

Propostas: Escola x Construir

Coleção Viver Valores, 1º ao 5º ano, Editora Construir.
Conscientizar os alunos como cidadãos numa prática diversificada para a Educação Inclusiva, resgatando os valores.

Propostas: Construir x Escola

Buscar os valores a serem trabalhados:
Amor, afetividade, solidariedade, verdade, ética e outros.

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