Edição 34

Cartas à redação

Cartas à Redação

Saudações a todos os que realizam esse trabalho tão informativo e enriquecedor.
Sou professora de Educação Infantil, leciono na Escola Célia Barroso, e aqui ficamos muito ansiosas para receber as próximas edições. Amei muito a edição nº 30, setembro/outubro, pois ela contém assuntos superimportantes, homenagens para os professores.

Gostei mais ainda da matéria de Artes, com a qual me identifiquei muito. Realizei algumas das atividades propostas com meus alunos e foi um sucesso. Quero que saibam que a revista Construir Notícias vem auxiliando no meu trabalho, como também na faculdade, sendo grande fonte de pesquisa. Desejo que as próximas edições venham nos enriquecer mais ainda, principalmente em Artes. Obrigada por esse suporte tão precioso, continuem com esse sucesso!!!

Nome: Ivone de Oliveira Rodrigues
Local: Fortaleza/CE

Sou diretora da Escola Cleide Ferreira Gonçalves em Pontas de Pedra – Goiana/PE e tenho o privilégio de receber a revista Construir Notícias em minha escola.
Para falar a verdade, todas as vezes que a recebo fico entusiasmada com o que leio.
Parabéns à equipe dessa Revista.

Nome: Cleide Ferreira
Local: Goiana/PE

Recebi alguns exemplares da revista Construir Notícias e quero parabenizá-la pela qualidade patente. Fiquei encantada!
Quero também agradecer a oportunidade de divulgar o meu livro Flor de maio.

Para mim foi uma honra participar da sua revista como Livro da vez.

Em fevereiro, estarei lançando um outro livro infanto-juvenil pela Editora do Brasil: O guardião das florestas, que, além de tratar sobre o meio ambiente, abordará também o tema da Amazônia. Que a revista Construir Notícias possa continuar colaborando de forma tão criativa com a educação brasileira.

Nome: Maria Cristina Furtado
Autora do livro Flor de maio

Estou muito feliz porque tenho sempre em mãos essa revista maravilhosa. Tenho recomendado-a a todos os profissionais de educação. Trabalho há alguns anos na Educação Infantil, especificamente no maternal, e percebo que existe uma preocupação a respeito do primeiro dia de aula (no maternal). Escrevo com o objetivo de enviar algumas dicas para amenizar esse problema.

O ABC do primeiro dia de aula no maternal:
Adaptação – Abuse da sua criatividade e use várias estratégias para deixar as crianças à vontade.
Brinquedos e brincadeiras – Devem estar dentro do planejamento diário. Demonstre segurança ao realizá-los.
Confiança – É o que você deve passar para as crianças e para os pais. Eles percebem logo no primeiro dia.
Decoração da sala de aula – Deve ser de acordo com a idade. Animais devem ser explorados, as crianças adoram.
Espontaneidade – É de extrema importância para quem atua nessa área.
Festa – O professor deve transformar este dia numa grande festa, tudo para atrair a curiosidade das crianças.
Gentileza – É um dos itens mais importantes. Os pais estão atentos aos mínimos detalhes.
Horário – Respeite sempre o horário de chegada. Um professor que se atrasa causa sempre má impressão (principalmente professor do maternal).
Igualdade – O tratamento deve ser igual para todos. Não exagere nos agrados, aja com moderação.
Jamais demonstre mau humor – Isso não condiz com um educador.
Livre-se educadamente dos pais – No primeiro dia, a sala fica cheia de pais, e isso, às vezes, prejudica o trabalho.
Educadamente, vá retirando as crianças que estão nos braços dos pais e vá entrosando-as nas brincadeiras.
Música – Nunca deve faltar, é sempre bom usar e abusar. Se possível, resgatar as antigas.
Nunca apareça com a aparência descuidada – Neste primeiro dia, os pais observam suas atitudes e o seu visual também.
Olhos bem atentos às recomendações dos pais – Isso facilitará o seu trabalho no decorrer do semestre.
Paciência – Você vai precisar porque é impossível um professor de maternal não tê-la.
Qualidade – Tente mostrar suas qualidades através de suas atitudes.
Resposta – Esteja sempre preparada para responder às perguntas dos pais, que são muitas. Demonstre segurança.
Sorria – Esta é uma arma fundamental para o professor, o sorriso deve ser uma marca registrada.
Tempo – Procure adaptar e dividir o seu tempo para conversar com os pais e, ao mesmo tempo, dar atenção às crianças.
União – Trabalhe sempre no sentido de compartilhar os afazeres com a auxiliar de classe, que será sua companheira no dia-a-dia.
Visão – Observe quais as crianças que necessitam, aparentemente, de mais atenção, os pais mais exigentes, etc.
Xingamento – Evite qualquer comentário negativo, tanto sobre os pais quanto sobre as crianças.
Zele pelo seu nome – Através de suas atitudes, demonstre confiança e atualize-se sempre.

Nome: Maria da Conceição S. de Santana
Local: Olinda/PE
Colégio: Colégio Luiza Cora
cubos