Edição 72

Cartas à redação

Cartas à redação

À Equipe Construir quero registrar os meus mais honrados agradecimentos.

Terminei em 2012 a pós-graduação em Administração e Supervisão Escolar, e a Revista Construir foi também minha grande parceira na monografia, com matérias que, somando com outras bibliografias, me conduziram à conclusão do trabalho. Decidi falar sobre o supervisor enquanto liderança transformadora diária dentro da escola. Uma missão nada fácil, que requer muita dedicação e amor.

A edição de maio/junho de 2013 traz o tema Multiculturalismo, que mexe com toda a equipe. Levar o discente a dialogar sobre a igualdade dentro e fora da escola é um desafio que precisa ser discutido sempre. Acredito que, à medida que falamos ou trocamos ideias, crescemos como participantes dessa sociedade.

Muitas vezes nos deparamos com conflitos internos dentro de nossa própria equipe. Nesse momento, devemos respeitar as diferenças, pois saber ouvir é o primeiro passo para o entendimento.

Meu carinho infinito para essa equipe transformadora e cheia de ideias maravilhosas: a Revista Construir!

Nome: Joceleni Almeida de Sousa
E-mail: jocelenipalas@gmail.com

É com satisfação que parabenizo toda a equipe da Construir Notícias pela edição nº 69. Toda a edição foi muito bem escrita, com temas relevantes que nos ajudam a nortear um caminho em prol da aprendizagem. É de suma importância que temas como estes sejam divulgados, abrindo um leque ainda maior para a contínua busca pelo conhecimento.

Nome: Fabíola Martins Lopes
E-mail: diretoriajacaraipe@redealternativo.com.br
Local de trabalho: Colégio Alternativo Unidade Jacaraípe
Cidade: Serra
Estado: Espírito Santo

Caros amigos, nesta simples mensagem encontrei a oportunidade tão esperada para agradecer e parabenizar todos que colaboram para a produção da Revista Construir. Recentemente, fiquei profundamente emocionada ao receber a revista de maio/junho de 2013, Multiculturalismo, pois este foi o tema escolhido para meu trabalho de conclusão do curso de Pedagogia.

Quando escolhemos este tema, eu e minha grande amiga e companheira de pesquisas, Susanne Guimarães Fialho, fomos taxadas de loucas pelos colegas e, ao mesmo tempo, causamos euforia entre os professores orientadores, visto que nosso tema era de certa forma novo e, portanto, pouco divulgado.

O tema que pesquisamos recebeu o título de: Educação Multicultural: Valorização dos Saberes Culturais como Elemento de Transformação Social.

Grande parte de nosso trabalho foi desenvolvido dentro de um grupo de Maracatu chamado Cambinda Estrela, do bairro de Chão de Estrelas, aqui no Recife. O grupo desenvolve um belíssimo trabalho social dentro da comunidade e, para isso, usa a nossa maravilhosa cultura popular, junto com aulas de reforço, aulas para jovens e adultos e oportunidades de bolsas de estudo universitária, para estimular o gosto pelo estudo e resgatar crianças, jovens e adultos da comunidade que se encontram em alta vulnerabilidade social.

Enfim, foi um trabalho lindo do qual tenho muita saudade. Estou imensamente feliz em ver esse tema abordado pela Construir.

Nome: Marilene Maria de Melo
E-mail: marilene21.melo@hotmail.com
Cidade: Recife
Estado: Pernambuco
rcn@editoraconstruir.com.br
cubos