Edição 84

Cartas à redação

Cartas à redação

Parabenizo todos que fazem a revista Construir Notícias pela matéria O Absenteísmo Docente, tema de grande valia para nós educadores.

Contudo desejo contribuir, chamando a atenção de todos os mestres acerca de outro tema que surge implicitamente no texto: o professor competente. Mas, afinal, o que é competência? Bem, o termo possui inúmeros significados, porém darei esta definição:

É a capacidade de saber fazer alguma coisa; portanto, ligado à habilidade, à aptidão e, também, expressar um juízo de valor sobre alguma coisa na qual é versado. É o caso de peritos, juristas, artistas, atletas, professores, etc.

Quero dizer que, se o docente não deseja ser pego pelo absenteísmo, ele deve possuir um conjunto de conhecimentos:
• cultural, geral e profissional;
• sobre a criança, jovens e adultos;
• sobre a dimensão cultural, social e econômica da educação;
• dos conteúdos das áreas de sua atuação;
• pedagógicos, entre outros.

Entende-se que é preciso, a qualquer profissional, ter conhecimentos sobre seu ofício (obviamente), todavia é muito mais importante que ele saiba mobilizar, com competência, esses conhecimentos, transformando-os em ação.

Nome: Almir Nascimento
E-mail: almirpaiva1@hotmail.com

Quero parabenizar a revista Construir pela valiosa contribuição que vocês nos dão. Sou leitora fiel das revistas e a recomendo a todos os educadores que conheço, pela seriedade do trabalho e o compromisso que vocês têm para com as nossas práticas pedagógicas. Como se não fosse o bastante, vez ou outra ainda recebemos mimos que nos servem como ferramentas de apoio no dia a dia. O que acompanhou a edição n. 82 foi hiper especial. Quanta sensibilidade! Que ideia maravilhosa! Em meio a uma realidade em que tanto se estimula a competitividade, é preciso que o educador crie estratégias para instigar no aluno a afetividade, o respeito, a amizade, a reflexão dos atos — dentre tantas outras atitudes — através de ações simples, mas capazes de fazer a diferença. Os cartõezinhos que vocês prepararam e nos presentearam junto com a referida edição foram de um cuidado pedagógico indizível! Sou coordenadora pedagógica do 90 Graus Colégio e Curso, e em nome de minha equipe, quero agradecer a vocês pela iniciativa em fazer a diferença. Como nossa escola luta diariamente para fazer essa diferença, a ideia nos encantou, e vamos usufruir dela com bastante carinho.

Muito obrigada.
Um abraço.

Nome: Deyse Fabiane
E-mail: dfmf79@hotmail.com
cubos