Edição 16

Matérias Especiais

Categorias da Educação Especial

1- Dependentes

São aqueles atendidos somente em clínicas.

· Ausência quase total da linguagem.
· Incapacidade de adquirir hábitos higiênicos.
· Necessidade de assistência contínua no vestir, comer, etc.
· Incapacidade de se defender do perigo e ajustar-se ao meio social.
· Retardo reconhecido desde os primeiros anos de vida.
· Não-resposta aos estímulos do meio.
· Idade mental não superior a 3 ou 4 anos.
· Dependência total, afinal não sobrevivem sem ajuda.

2- Treináveis

São aqueles que freqüentam escolas especiais.

· Capacidade de defender-se dos perigos.
· Capacidade de adquirir hábitos rotineiros de higiene.
· Realização de pequenos trabalhos caseiros.
· Aprendizado do repartir e respeitar os outros.
· Na maioria dos casos, o retardo é identificado nos primeiros anos de vida.
· Significativo atraso no andar e no falar.
· Limitações no aprendizado da leitura, escrita e aritmética.
· Idade mental de 3 a 7 anos quando adultos.
· Necessidade de ajuda e supervisão.

3- Educáveis

São aqueles que freqüentam classes especiais.

· Limitações de aprendizagem espontânea.
· Dificuldade de compreensão e de manter atenção dirigida.
· Habilidade de adaptação pessoal e social.
· Possibilidade de apresentar comportamento de agressividade, desvalorização,
frustração, teimosia, falta de discernimento.
· Capacidade de aprendizagem, com limitação, da leitura, escrita e aritmética.
· Necessidade de experiências concretas, pois falta aptidão para trabalhar com
abstração.
· Vocabulário suficiente para a vida diária.
· Atraso mental só verificado na idade escolar.
· Comumente o crescimento físico é normal.
· Atingem, na fase adulta, uma idade de desenvolvimento mental entre 7 e 12 anos.

Deficiência Mental

Características da deficiência mental

Deficiência mental caracteriza-se por funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média e se origina no período de desenvolvimento. Em alguns aspectos, como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, desempenho na família e comunidade, independência na locomoção, cuidados com a saúde e a segurança, desempenho escolar, lazer e trabalho, há dificuldade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade.

Classificação da deficiência mental

Leve – Tem possibilidade de dominar atividades básicas, bem como se manter independente ou semi-independente no grupo social quando adultos.

Moderada – Apresenta, em sua maioria, problemas neurológicos, sendo capaz de aproveitar os programas de treinamento sistematizado. O desenvolvimento de habilidades acadêmicas ou vocacionais é bastante limitado.

Severa ou Profunda – Poderá beneficiar-se pouco de qualquer tipo de treinamento ou educação, necessitando de assistência por toda a vida, pelo fato de ser dependente total.

Deficiência auditiva

As pessoas portadoras de deficiências auditivas têm perda total ou parcial da capacidade de perceber sinais sonoros. Não devemos considerar que toda pessoa portadora de deficiência auditiva seja surda.

Classificação da deficiência auditiva

Com base na classificação do Bureau Internacional d’Audiophonologie – Biap, considera-se:

Surdez Leve – Apresentação de perda auditiva situada até 40 decibéis. Impede que a criança perceba igualmente todos os fonemas das palavras.

Surdez Média – Apresentação de perda auditiva entre 40 e 70 decibéis. O deficiente identifica as palavras mais significativas, tendo dificuldade de compreender certos termos de relação e/ou frases gramaticais complexas.

Surdez Severa – Apresentação de perda auditiva entre 70 e 90 decibéis. Permite apenas que o deficiente identifique alguns ruídos familiares.

Surdez Profunda – Apresentação de perda auditiva acima de 90 decibéis. A criança é privada das informações auditivas necessárias para receber e identificar a voz humana, impedindo que adquira a linguagem oral.

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