Edição 09

Matérias Especiais

CHICO MENDES

Mendes, Chico (1944-1988)Líder seringueiro e sindicalista acreano. Militante da defesa dos seringueiros e da floresta Amazônica, ganhador do Prêmio Globo 500 das Nações Unidas. Francisco Alves Mendes. Ecologista e líder sindical brasileiro. Lutou pela preservação da floresta amazônica, contra os interesses de diversos latifundiários. Seu assassinato tornou-se o símbolo da luta dos seringueiros e ecologistas da região.

Francisco Alves Mendes Filho (1944 – 22/12/1988) nasce na cidade de Porto Rico. Entra para a política sindical nos anos 60 e, na década de 70, cria os “empates”, estratégia não violenta de defesa contra o desmatamento na Amazônia. Em 1977 ajuda a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri, do qual é presidente de 1982 até sua morte. Elege-se vereador pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1978. Quatro anos depois se candidata a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT), mas é derrotado. Torna-se mundialmente conhecido por suas denúncias de destruição da floresta Amazônica. Em 1985 participa da fundação do Conselho Nacional dos Seringueiros. Ganha o Prêmio Global 500, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), em 1987. Depois de receber várias ameaças de morte, em 1988 é assassinado em sua casa por pistoleiros a mando do fazendeiro Darli Alves da Silva. Em 1990, Darli e seu filho Darci Alves Pereira são condenados a 19 anos de prisão pelo crime. Foragidos do presídio de Rio Branco três anos depois, voltam a ser presos em 1996.
“Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta, até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero viver.” Jornal do Brasil, Dezembro de 1988.

cubos