Edição 17

Projeto Didático

Ciências – As Ciências e a Tecnologia nas Olimpíadas

Objetivo

· Reconhecer a importância dos avanços tecnológicos na melhoria do desempenho dos atletas.

Material Necessário

· Gravador.
· Papel.
· Caneta.
· Máquina fotográfica.
· Filmadora.
· Revistas com fotos de Olimpíadas anteriores.

Desenvolvimento da Atividade

· Introduza o tema problematizando com a classe: que diferença existe entre a camisa da seleção brasileira de futebol e a que você usa para vir à escola? Que diferença existe entre os tênis usados pelos atletas das Olimpíadas e aqueles utilizados diariamente pela maioria das pessoas? Por que, atualmente, a maioria dos nadadores raspam o cabelo? Seria apenas uma questão de modismo?

· Apresente aos alunos o texto Tecnologia e Esporte: a Ciência Ajudando a Superar os Limites do Corpo Humano (citado na p. 34) ou outros que você possa ter selecionado, e pergunte a eles como percebem essa mudança de costumes e usos dos vestuários e instrumentos nos esportes.

· Escreva no quadro a frase: “Atletas rompem limites” e converse com os alunos sobre seus possíveis significados. Pergunte aos alunos se o avanço da Ciência e da Tecnologia contribui para melhorar o desempenho dos atletas e por quê.

· Aproveite a discussão e introduza o assunto sobre os conceitos das ciências que explicam as transformações.

· A partir das explicações, incentive os alunos a procurarem informações em jornais e revistas sobre novos materiais usados na confecção de produtos esportivos.

· Coloque em discussão as seguintes questões:

* Essas melhorias também estão presentes no cotidiano das pessoas? Como? Todas as pessoas têm acesso a esse avanço?

* O incentivo ao consumo de todas as novidades melhora a qualidade de vida? E os objetos descartáveis lançados no meio ambiente?

* Países com melhor tecnologia têm maiores condições de estabelecer novos recordes olímpicos?

· Após as discussões, oriente os alunos para a organização de uma entrevista com parentes e pessoas da comunidade sobre os benefícios que a Ciência e a Tecnologia trouxeram para melhorar a qualidade de vida das pessoas nos dias de hoje.

cubos