Edição 95

Em discussão

Coaching na Educação

Larissa A. Queiroz de Menezes

O coaching é uma carreira em ascensão contínua no mundo, por promover resultados transformadores de alto impacto, nos contextos pessoal, profissional, familiar, social, espiritual ou financeiro. Pode ser realizado individualmente ou em equipe, através de técnicas e ferramentas testadas e validadas cientificamente. Hoje, tem aplicabilidade em diversas áreas com sucesso.

O profissional coach estimula, apoia e desperta autoconfiança, autoconhecimento, amplia e/ou desenvolve a consciência de mundo, quebra barreiras, crenças, e, com isso, promove ao indivíduo alto desempenho, constatados com mudanças positivas e duradouras em curto espaço de tempo.

O termo coach tem uma história peculiar. De origem húngara, referia-se a um transporte muito utilizado na época, que transportava as pessoas de um local para outro, com o nome de kocsi (pronunciado cochi). Esse conceito representa o papel e a função do profissional coach, levar as pessoas do hoje para o amanhã, ser um facilitador do processo de mudança.

Nos Estados Unidos, o termo surgiu atrelado ao esporte. O precursor foi Thimothy Galley, técnico de tênis e autor do livro The Inner Game of Tennis. Ele desenvolveu técnicas para potencializar a performance presente no interior de cada jogador, porém, por vezes, subjugado por medos, crenças, dúvidas da capacidade, entre outros. Em seu livro, encontramos os detalhes dessa trajetória, que traduz a essência do coaching: ajudar as pessoas a aprenderem, e não simplesmente ensinar. Desde então, difundiu-se no mundo através do segmento empresarial com foco em aumentar os resultados e, posteriormente, passou a ser utilizado em diversas áreas, assim como individualmente.

22

Com as crises vivenciadas pela educação no País, seja pelos alunos que não possuem o mesmo compromisso na sala de aula ou pelos professores que não encontram estímulos, apoio, segurança dos órgãos competentes para manter sua dedicação e/ou amor pela profissão, alguns trabalhos mostram a importância de se inserir novos conhecimentos que retomem a satisfação, a razão de ser e existir. O coaching é um grande aliado na educação, trazendo inovação no desenvolvimento dos docentes através de uma abordagem que relaciona suas dimensões pessoais e profissionais e construindo a consciência e identidade necessária à profissão.

O desafio para o profissional da educação ao longo dos anos exige, além da sua capacitação, desenvolver atitudes de autoconhecimento enquanto pessoa e profissional para, primeiramente, retroalimentar sua motivação, sua razão de ter escolhido essa atividade, o sentido que traz para a vida, e só então transbordar um brilho inspirador, que extrai o interesse dos alunos e torna possível superar as barreiras sociais.

O coaching é um processo magnífico! Baseado na utilização do potencial que cada indivíduo possui, mas que pode estar oculto, descobrir sua missão e seus valores na vida ou na profissão e estimular a reflexão contínua para promover ações de mudança. Ouso dizer que nossos educadores precisam resgatar o brilho no olhar, reencontrar o significado e a importância de inovar o ensino-aprendizagem, de despertar a admiração nos seus alunos. Reestruturar e fortalecer seu interior, os questionamentos, os anseios, os desestímulos, as insatisfações, enfim, os quebra-cabeças que precisam ser encaixados para seguir em frente com ética, amor, dedicação, orgulho…

Por fim, deixo para os educadores outro caminho na sua formação e desenvolvimento, com proposta de fortalecer essa linda e grandiosa profissão.

Larissa A. Queiroz de Menezes é Coach.
e-mail: larissaqcoach@gmail.com

cubos