Edição 106

Fique por dentro

Coisas para fazer ao chegar à escola

In. Revista Profissão Mestre, 2010.

1. Cumprimente as pessoas, do servente ao diretor, com a mesma naturalidade, todos os dias.

2. Cheque em sua agenda se há algum pai de aluno para atender naquele dia. Assim, você tem tempo para rever o histórico do estudante em questão e ir mais confiante à reunião.

3. Veja quais são as turmas para as quais vai dar aula naquele dia e procure os livros de chamada para saber se estão todos em ordem.

4. Certifique-se de que seus planos de aula estejam condizentes.

5. Se precisar de algum material da escola, como rádio, televisão ou retroprojetor, vá até a sala onde esse material fica guardado e pergunte se encontram-se disponíveis e em condições de uso (com pilha no controle remoto e lâmpada no aparelho de projeção, por exemplo).

6. Não existe nada mais desestimulante do que um professor dizer: “Eu tinha planejado uma aula espetacular, mas não poderemos usar a sala que eu reservei, então vamos improvisar”. Prepare uma aula com efeitos especiais, mas deixe engatilhada uma mais “feijão com arroz” só para garantir.

7. Organize o que será usado na primeira aula, na segunda, na terceira… e deixe em ordem no seu armário. Isso evita atraso e o esquecimento de algum material importante na sala dos professores.

cubos