Edição 13

Matérias Especiais

Colégio de São Bento

Cinqüenta anos dedicados à formação integral de seus alunos

(Ir. Bernardo, OSB. – Texto adaptado por Silvana Victor – 14.10.2003)

O Colégio de São Bento completou, no dia 22 de setembro de 2003, 50 anos de fundação. O Jubileu está sendo comemorado durante todo o ano, com uma diversidade de atividades, celebrações de Ação de Graças e alegria, das quais participam alunos, educadores beneditinos, famílias, patrocinadores e comunidade em geral. São momentos marcantes e de grande emoção, vividos durante a Páscoa; a Missa do Dia das Mães; a Crisma; o Carnaval do Bentinho na Folia, com a participação do Maracatu Leão Negro; o Cantando Olinda; a Festa de São João; as palestras de integração família–escola; o I Congresso do Aluno São Bento; o I Seminário do Educador Beneditino; o reencontro de alunos, ex-alunos, funcionários e antigos funcionários da casa, em todos os eventos.

O primeiro diretor do Colégio foi D. João Evangelista Marinho Falcão, que o administrou com todo empenho e espírito de trabalho, tendo lhe dado um status cultural e disciplinar invejável. O Colégio está na linha de continuidade cultural para a qual o Mosteiro sempre se abriu, como em 1828, permitindo o funcionamento da Escola de Direito do Norte do País, que funcionou dentro do próprio Mosteiro; ou, em 1912, com a fundação, pelos monges, da 1ª Escola de Agronomia e Veterinária da Região, dirigida pelos próprios monges, que funcionava ao lado do Mosteiro, sendo posteriormente transferida para o Vale do Tapacurá: hoje é a Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Passa assim, o Colégio de São Bento, a ser um marco da Igreja do Concílio Vaticano II, atuando com toda dedicação no campo educacional, ajudando as jovens gerações a encontrarem o caminho da Ciência aliada à fé, no espírito que São Bento determinou para os seus monges: Ora et Labora, isto é, Reza e Trabalha.

Mantido pela Ordem Beneditina desde 1953, o São Bento, hoje, conta com 1.800 alunos, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Pré-vestibular. O Colégio possui salas de aula equipadas, ginásio esportivo, quadra externa, campo de futebol, auditório e laboratórios de informática, de ciência e de química.

Comemorar o Jubileu é uma solene celebração de Ação de Graças; é um acontecimento que marca a história de nossas vidas. É com grande alegria que o Colégio de São Bento completa 50 anos, agradecendo a todos que, direta ou indiretamente, fazem parte da sua grande família. Nossos agradecimentos especiais a Dom João Evangelista, a Dom Miguel Viebig e a Dom Bonifácio Jansem, os grandes idealizadores da terna Família São Bento, e também, é claro, a você.

cubos