Edição 71

Mensagem Profética

Com quantos paus se faz uma canoa

Pe. Tião

Elena-Elisseeva_804828_opt

Demorei muito tempo para começar a ter curiosidade em saber se a canoa era feita de um único pau. E, embora a grande maioria fosse feita sempre de um só, tive oportunidade de conhecer canoa que havia sido emendada, não sei se com o mesmo tronco ou com outro, na mesma medida. A verdade é que se via claramente a emenda que a canoa trazia.

As canoas, em muitos lugares por este Brasil de meu Deus, ainda são o único meio de transporte que uma boa porção do povo dispõe para locomover-se. Elas transportam gente, coisas e animais dentro da sua generosa barriga, e as suas costas largas deslizam sobre as águas doces ou salgadas, numa aventura em que o vento é um cúmplice que pode ajudar ou atrapalhar.

Quanto mais pesada a canoa, mais cuidado inspira. Rema-se com muita cautela. Qualquer descuido e, tibum, a canoa pode afundar. Canoa pesada navega com dificuldade sobre a água. Já a canoa leve quase voa sobre as águas. Baila ao som do vento, entendendo a melodia que ele sopra. Dança seus movimentos mais ligeiros e encantadores sem sair do compasso. Canoa leve, com menos gente e coisa dentro de si, desliza sobre águas e dança com as ondas sonoras do vento em festa.

Gente se parece muito com canoa: canoas pesadas e leves. Gente carregada de gente e de coisas. Gente que não dança porque não ouve o som dos ventos, gente prestes a afundar, levando consigo tudo que pesa em seu coração. Gente-canoa-pesada é feita de um pau só, de uma madeira de lei, de muitas leis; não se permite flutuar, carrega em si — na sua imensa barriga — seu coração, a obrigação de acertar sempre e com todos. Canoa pesada não dança porque não se permite ouvir o sussurro do vento, consigo traz peso demais.

Gente-canoa-leve leva consigo só o que não lhe impeça de dançar ao som do vento. As suas costas são largas, mas, ela sabe, foram feitas para flutuar. Não permite, mesmo que caiba, que lhe ocupem todo o espaço, sabe que precisa estar leve para bailar, precisa deliciar-se com o canto encantado da brisa suave das águas da vida. Canoa leve dança muito mais, baila como pluma e é feita de um, de dois ou de mais paus, reconhece a sua fragilidade e obrigação de dançar.

Tenho feito o exercício de ir jogando pra fora de mim todo sobrepeso que me impede de navegar mais leve. Sendo ao mesmo tempo canoa e remador, quero conhecer outros rios e mares. Disponibilizo remos para quem quiser comigo navegar. O vento é cúmplice que pode ajudar ou atrapalhar. Queres navegar comigo?

cubos