Edição 102

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Como saber se a criança é hiperativa

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A criança deve ter no mínimo seis dos sintomas descritos nos itens abaixo, durante pelo menos seis meses, antes dos 7 anos de idade.

-Desatenção.
-Falta de atenção em detalhes ou erro por descuido.
-Dificuldade em manter a atenção em tarefas e jogos.
-Desatenção quando lhe dirigem a palavra diretamente.
-Dificuldade de seguir instruções e falha em terminar os deveres da escola e tarefas rotineiras ou de trabalho.
-Dificuldade em organizar tarefas e atividades.
-Relutância ou desgosto em desenvolver tarefas que exijam esforço mental constante, como trabalhos escolares e lições de casa.
-Facilidade em perder objetos necessários para tarefas escolares ou atividades (material escolar, brinquedos).
-Distração.
-Esquecimento de atividades diárias.
-Impulsividade.
-Inquietação: mexe-se na cadeira, balança os pés, movimenta as mãos, levanta-se da cadeira com frequência na sala de aula ou em outras situações.
-Tendência a correr ou pular excessivamente em situações inapropriadas.
-Dificuldade em participar de jogos ou atividades de lazer em silêncio
-Aparência de estar sempre a “mil por hora” ou a “todo o vapor”.
-Fala incessante e intrometimento em conversas alheias.
-Costume de interromper conversas e não esperar que terminem frases para respondê-las.
-Dificuldade de esperar sua vez nos jogos, em brincadeiras e nas filas.
-Costume de interromper assuntos e fazer perguntas antes da hora.

DICAS PARA LIDAR COM HIPERATIVOS:

PROFESSORES:

Evite colocar os alunos nos cantos da sala, onde a reverberação do som é maior. Eles devem ficar nas primeiras carteiras das fileiras do centro da classe.

Faça com que rotina na classe seja clara e previsível. Mudanças de rotina são difíceis de serem ajustadas por criança com TDAH.

Afaste-as de portas e janelas, para evitar que se distraiam com outros estímulos.

Deixe-as perto de fontes de luz, para poder enxergá-las bem.

Não fale de costas, mantenha sempre o contato visual.

Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período.

Repita ordens e instruções, faça frases curtas e peça ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu.

Procure dar supervisão adicional aproveitando intervalos entre aulas ou durante tarefas longas e reuniões.

Permita movimento na sala de aula. Peça à criança para buscar materiais, apagar o quadro negro, recolher trabalhos. Assim, ela pode sair da sala quando estiver mais agitada e recuperar o autocontrole.

Esteja sempre em contato com os pais: anote no caderno do aluno as tarefas escolares, mande bilhetes diários ou semanais e peça aos pais que leiam as anotações.

O aluno deve ter reforços positivos quando for bem-sucedido. Isso ajuda a elevar sua autoestima. Procure elogiar e incentivar o que aquele aluno tem de bom e valioso.

Crianças hiperativas produzem melhor em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é o mais indicado.

PAIS:

Fale um pouco mais alto e dê ênfase às palavras mais importantes, que designem tempo, espaço e modo, como, por exemplo: “A lição é para amanhã”.

Seja breve e evite dar várias ordens ao mesmo tempo.

Não os mande fazer algo gritando de outro cômodo da casa. Eles não vão atendê-lo.

Para chamar a atenção do filho, toque no ombro dele e aponte seu próprio ouvido.

Prepare um local de estudo adequado, com horários e rotina estabelecida para fazer as tarefas escolares.

Tente manter programações fixas em casa, como horário para assistir TV e jantar, por exemplo.

Fonte: Ana Maria Maaz Alvarez (vice-presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia). In. Revista Educação, 39, abril de 1999.
Fonte: Manual de Diagnóstico Médico (dms-iv). In.
Revista Educação, 39, abril de 1999.

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