Edição 84

A fala do mestre

Construir Notícias: 15 anos disseminando saberes e transformando vidas

Nildo Lage

Depositphotos_37097085__optConstruir é a pretensão de todos. A mola que nos arremessa ao universo das competições. Não há ressalvas, todos sonhamos… construir uma bela casa, uma carreira profissional de sucesso, ser felizes, fechar a trajetória com uma rechonchuda aposentadoria… Um mundo de paz com o outro… Com o mundo.

Contudo, Construir Notícias num planeta cada vez mais informatizado, compactado pela tecnologia, por uma mídia que precipita os fatos para não perder tempo com o hoje, é um desafio sem precedentes. Sobretudo quando o alvo é o sucesso do outro.

E, quando atuamos propendendo à vitória do outro, aprendemos mais; desenvolvemos juntos; buscamos mais para sobrepujarmos limitações e oferecermos conteúdos ricos em valores para, assim, o educador ampliar a sua ótica profissional com novas alternativas para educar, dando, ao educando, subsídios para edificar, com conformidade, o próprio conhecimento.

E, por termos ciência de que, no planeta Educação, a rotatividade é ininterrupta, a cada edição esboçamos questionamentos que entoam como estímulos aos formadores de seres humanos. Para tal, construímos pontes, interligamos caminhos que induzam a um novo, que, no instante seguinte, torna-se ultrapassado, liquefazendo vivências, para ostentar os elos entre ambições e concretizações.

Para atingir esses desígnios, afrontamos os desafios para romper as trincheiras de defesa do sistema de ensino, a resistência do educador ao novo… Provocamos o desconhecido, estimulando pontos vulneráveis do ser humano para transformarmos comportamentos, a fim de, tão somente, fortalecermos as estruturas profissionais de quem ambiciona uma Pátria Educadora mais justa.

Contudo, necessitamos despertar a Educação de uma hibernação histórica. Muitas vezes, fomos impelidos a gritar a plenos pulmões, lavar roupa suja, para que os envolvidos percebam que somente investimentos, estrutura física, formação acadêmica e cumprimento de um calendário não são o bastante para transfigurarmos o atual cenário… Sem envolvimento e comprometimento, não chegaremos a parte alguma.

Para atender aos desígnios da Pátria Educadora, dividimos ideias e somamos ideais, multiplicamos horizontes, subtraímos dificuldades… Convertemo-nos em autênticos Sherlocks Holmes, cientistas de plantão que se conservam antenados, com todos os radares acionados, na expectativa da passagem de uma nova tendência, para que conteúdos não desviem do foco da formação, pois não buscamos respostas, lançamos perguntas que se espargiam pelo cenário de onde a Educação advém — a sala de aula — para patentear as dificuldades de quem faz — o educador —, superar as deficiências de quem deixa a desejar — o Sistema — e oferecer teores que fortaleçam e atendam às aspirações de quem busca, na Educação, o caminho da vitória — o educando.

Assim é o universo Construir Notícias: um satélite em constante movimento pela órbita da Pátria Educadora cujas lentes telescópicas captam anseios, entraves, dificuldades… Pois o nosso preceito é não desligar jamais, e, nesse processo, compreendemos como é essencial aprender para ensinar melhor.

Por isso, não cruzamos os braços à espera de réplicas! Perpetramos novos questionamentos! Falamos de começos, de erros e de recomeços… Salientamos conquistas, difundimos desafios e principiamos tudo de novo. Porém, com novos reptos… Esboçando novos caminhos… Apresentando novas propostas. E, como inovar é a regra, reptamos o incógnito para expor dissoluções para problemas históricos que encalçam a Educação.

É nessa cadência que avançamos, para acompanhar a sucessão de mutações sociais, familiares e políticas à própria evolução do mundo, abordando temas que sirvam de norte à Educação brasileira, exposta numa plataforma inovadora, pois a responsabilidade de semear conteúdos nos princípios educacionais nos ensina, a cada sinalização, que a arte de ensinar é um procedimento que se evolui a cada dia e nunca se completa.

E, nesses 15 anos de lutas e conquistas, agradecemos a vocês: educadores, gestores e especialistas que enriquecem com críticas e sugestões o nosso trabalho, promovendo o nosso crescimento. Graças ao seu envolvimento, o que se abrolhou para ser um folhetim para circular no Sistema de Ensino Sucesso alcançou proporção, transformou-se numa revista respeitada nacionalmente.

Não foi tão somente uma década e meia de discussões, trocas de ideias ou meros relacionamentos profissionais, e sim uma coexistência entre quem faz Educação e os que apresentam alternativas para uma Educação formadora de seres humanos que converteu essa trajetória num processo de aprendizagem contínuo.

Essa conquista condensou a nossa convicção de que fazer Educação é gerar mecanismos para ostentar o encargo de semear conceitos para atingir finalidades; apresentar propostas à base de conteúdos, cujas essências tornam-se rotas, ferramentas de transformação de realidades.

E brindamos essa conquista com vocês: educador, gestor, especialista. Pois são pessoas como você que enriquecem os nossos projetos, promovem, com suas experiências, o nosso trabalho e, o mais extraordinário, fizeram-se presentes em todos os dias desses 15 anos.

E, nos próximos 15 anos, desejamos ser bombardeados com suas críticas, dicas, comentários, projetos… Para, assim, expandirmos os membros da família Construir.

Mas o surpreendente nesse enredo que se desencadeia no palco da Pátria Educadora é a confiança de que todo o empenho e a dedicação que desprendemos foram úteis aos seus trabalhos. Por isso, convidamo-nos para décadas de parceria, para que suas vivências nos ajudem a escrever os próximos capítulos da Construir Notícias. Assim, delinearemos novos horizontes, assentaremos mais uma pedra para edificar a base da Educação do Brasil.

 

cubos