Edição 54

Projeto Didático

Cultura africana e afro-brasileira

Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde

africa

Para promover a releitura da história do mundo africano, da sua cultura e dos seus reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com o modelo vigente na sociedade brasileira e garantindo a cidadania e a igualdade racial, a lei em si não basta. É preciso que modifiquemos o ensino-aprendizagem para que tenhamos um resultado eficaz, valorizando conhecimentos dessa cultura, procurando fazer acontecerem mudanças necessárias.

Aprendemos a história dos outros ou parte dela. Assim, a cultura universal inclui feitos afros de grande importância, principalmente em nosso país. Entretanto, estes são desconhecidos ou desprezados pela educação brasileira. Uma sociedade democrática e justa deveria incluir todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou dominação.

Objetivos Gerais

1 – Romper com o modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisórios para a construção da sociedade.

2 – Proporcionar condições a alunos e professores de apropriarem-se de novos saberes sobre a cultura afro-brasileira.

3 – Promover uma nova visão da história dos africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e seus reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral.

4 – Garantir ao afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.

5 – Proporcionar condições ao afro-brasileiro de promover a cidadania e a igualdade racial, alcançáveis por meio de uma pedagogia multirracial.

Objetivos Específicos

1 – Identificar tempo e espaço da origem dos grupos africanos que vieram para o Brasil.

2 – Reconhecer que o tráfico humano foi uma atividade fundamental para o capitalismo mercantilista.

3 – Perceber os diferentes tipos físicos entre os africanos.

4 – Perceber os diferentes tipos de religião, costumes e línguas presentes na África.

5 – Constatar as diferenças e semelhanças entre a vida deafro-brasileiros e negros de outros países.

6 – Despertar para a africanidade brasileira presente em manifestações na arte, nos esportes, na culinária, na língua e na religião como elemento de formação da cidadania.

7 – Reconhecer o papel do negro na definição e na defesa do território, os quilombos rurais e urbanos e o negro na periferia e na questão da posse de terras.

8 – Comparar o relacionamento entre africanos na era pré-colonial, no período de dominação europeia e na atualidade.

9 – Discutir e conhecer as personalidades negras que deixaram ou estão deixando sua contribuição nos diversos setores da sociedade, como expressões culturais, desportivas, artísticas, políticas, musicais, religiosas, etc.

Ações do Projeto

africa11 – Questionar os alunos sobre o que sabem, suas ideias e opiniões, dúvidas ou hipóteses acerca do tema em debate, valorizando seus conhecimentos.

2 – Propor novos questionamentos.

3 – Fornecer novas informações.

4 – Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação — livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios — e confrontar dados e abordagem.

5 – Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos,
imagens e filmes.

6 – Ensinar procedimentos de pesquisa e consulta em fontes bibliográficas: como organizar informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.

7 – Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modos de vida e de costumes dos afro-brasileiros.

8 – Promover estudos e reflexões sobre a presença, na atualidade, de elementos afro-brasileiros na localidade onde vivem os alunos.

9 – Debater questões do dia a dia dos afro-brasileiros.

10 – Construir, com os alunos, resumos orais e em forma de texto escrito, gráficos, linha de tempo; criar brochuras, murais, peças, danças, coreografias, comidas, vestimentas, exposições; instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças e estimular a criatividade expressiva.

11 – Propor pesquisa específica sobre rituais e superstições hoje praticados que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira e envolvem a etnia afro-brasileira.

12 – Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia a dia do povo brasileiro e, em especial, da comunidade.

13 – Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica, com apresentação de todas as atividades planejadas.

Avaliação

As ações serão consideradas satisfatórias se todas as etapas da atividade temática forem desenvolvidas de modo a aperfeiçoar a democracia representativa e a construir consciência de igualdade, levando-nos a perceber que todos, cooperativamente podem construir uma sociedade mais fraterna e justa. Também espera-se que se consiga organizar a culminância do projeto, marcada para o período de 16 a 20 de novembro, de forma a congregar todas as turmas e suas produções e coincidir com o Dia Nacional da Consciência Negra e com os 314 anos da presença eterna de Zumbi dos Palmares.

ESTES FORMADORES DO BRASIL

Executor: Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde
Disciplina: História
Professor: Jaelson Gomes de Andrade Pereira
Endereço: Av. José Bonifácio – Centro – s/n
Município: Arcoverde – PE
Período de execução: Setembro a novembro de 2009
Abrangência: Ensino Fundamental II, especificamente o 7º ano (6ª série)
Coordenação: Professor de História, juntamente com a Coordenação Pedagógica da Escola e a equipe diretiva
Participação: Todos os professores, funcionários e alunos da Escola

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