Edição 06

Matérias Especiais

De olho no futuro

Responda ao questionário a seguir e avalie se você está bem preparado para enfrentar os desafios
do magistério e as experiências que surgem a cada dia no mercado de trabalho.

O teste, que não tem caráter científico, foi formulado
com a consultoria das professoras Marieta Nicolau e Tereza Rego,
da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (confira o gabarito no link abaixo).
EXPERIÊNCIA
1. Onde você já trabalhou?

a) Somente em escola pública.
b) Somente em escola particular.
c) Em escola pública e particular.

2. Em quantas escolas você lecionou nos últimos sete anos?

a) Uma escola.
b) Duas ou três escolas.
c) Mais de quatro escolas.

3. Há quanto tempo você atua no magistério?

a) Até dois anos.
b) De três a cinco anos.
c) Mais de cinco anos.

ATUALIZAÇÃO

4. Quantos livros você leu nos últimos seis meses?

a) Até dois.
b) De três a cinco.
c) Seis ou mais.

5. Como você se mantém informado(a)?

a) Assistindo a telejornais.
b) Lendo jornais e revistas eventualmente e assistindo a telejornais.
c) Lendo jornais e revistas diariamente e assistindo a telejornais.

6. Quanto aos recursos de informática (softwares e internet), você:

a) É usuário freqüente?
b) Tem interesse pelo assunto e é usuário eventual, pois não tem acesso freqüente?
c) Não é usuário?

7. Quantas vezes você compareceu a eventos culturais (exposições, cinema, teatro, shows) nos últimos meses?

a) Até duas.
b) Três ou quatro.
c) Cinco ou mais.

FORMAÇÃO

8. Em quantos idiomas você é capaz de ler, fora o português?

a) Nenhum
b) Um
c) Dois ou mais

9. Com relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (ou Referências Curriculares Nacionais), você:

a) Sabe do que tratam mas não se interessa pelo assunto.
b) Conhece as linhas gerais.
c) Interessa-se desde que foram lançados, busca informações e troca experiências com os colegas.

10. No que se refere a capacitação profissional, você:

a) Se mantém informado (a) sobre a realização de cursos em vários institutos, participa deles com regularidade e propõe à diretoria de sua escola a promoção de outros.
b) Participa dos que eventualmente ocorrem em sua escola, quando não afetam a programação de trabalho.
c) Acha que a prática diária supre essa necessidade.

PRÁTICA

11. Quantas vezes você levou seus alunos a uma aula fora da escola ou a eventos culturais (teatro, cinema, museu) neste ano?

a) Nenhum
b) Uma
c) Duas ou mais

12. Com relação a projetos interdisci-plinares, você:

a) Acha ótimo em teoria, mas não participa por considerá-los complicados.
b) Interessa-se, mas aguarda que sejam propostos por outros professores.
c) Antecipa-se e faz sugestões à direção e aos professores.

13. Com é sua prática m sala de aula?

a) Segue o programa sugerido pelo livro didático adotado.
b) Segue o livro didático e partir para atividades sugeridas por eles.
c) Considera o livro didático apenas mais um recurso e recorre a outras metodologias e fontes de informações como jornais, revistas e internet.

14. O que você considera mais importante para avaliação dos(das) alunos(as)?

a) Provas e lições de casa.
b) Participação nas aulas e, em segundo plano, as provas e as tarefas.
c) A trajetória de cada aluno e as tarefas, nas aulas, seu envolvimento com a disciplina e seu rendimento nas lições e provas.

15. Que atitude você toma se tem um(a) aluno(a) muito lento na realização dos trabalhos e que se torna o centro de brincadeiras desagradáveis por parte dos(das) colegas?

a) Espera a situação se resolver com o tempo.
b) Sugere a família do aluno(a) que a família consulte um especialista.
c) Além das soluções clínicas, aproveita o caso para trabalhar com a turma temas como solidariedade, respeito e cidadania.

16. O que você faz se, ao entrar na sala de aula, seus alunos estiverem reunidos discutindo animados uma notícia de jornal?

a) Pedem para que parem para que a aula possa começar.
b) Se o assunto tem relação com a disciplina, incentiva o debate.
c) Mesmo que o tema não tenha a ver com a matéria, estimula o debate.

17. Que providência você toma diante de uma classe indisciplinada?

a) Recorre imediatamente à direção.
b) Espera que a turma se acalme para tentar conversar.
c) Investiga as causas e desenvolve ações para combater a indisciplina (conversas e definições de regras).

18. Quantas vezes você perdeu a cabeça em sala de aula por motivos pouco relevantes nos últimos seis meses?

a) Até uma.
b) De duas a quatro.
c) Cinco ou mais.

POSTURA

19. Como é o seu relacionamento profissional com os colegas?

a) Troca informações, acata sugestões e colabora sempre que solicitado.
b) Dá sua contribuição quando pedida, mas não divide idéias com o grupo.
c) Procura fazer o seu trabalho da forma mais independente possível, sem interferência de ninguém.

20. Quantas vezes você participou de ações em busca da valorização do magistério, como campanhas salariais, elaboração de planos de carreira e eleição de representantes sindicais nos últimos três anos?

a) Várias.
b) Eventualmente
c) Não participou

21. Qual a sua reação se um pai de aluno o procura pedindo ajuda para uma campanha ambiental no bairro da escola?

a) Não participa alegando que esse não é papel da escola.
b) Procura se informar sobre o problema, incentiva a participação dos alunos e professores e aproveita o tema em sala de aula.
c) Contribui no que for solicitado, sem assumir responsabilidades extras.

Fonte: Revista Nova Escola – Ano XIV – Nº 128 – Dezembro/1999 – pags. 18 e 19.

cubos