Edição 85

Projeto Didático

Dia da Família 2015

Colégio Sagrada Família – Goiana/PE

Justificativa

Para nós do Colégio Sagrada Família, mais do que responder a uma expectativa social de complementação da formação dos alunos, é estreitar a relação entre família e escola. Fortalecendo este laço, vamos conseguir formar pessoas íntegras, capazes de viver e intervir com coerência na sociedade. Por esse motivo, além de variados espaços de encontro, reservamos uma data especial para celebrar o Dia da Família com ações pedagógicas do cotidiano escolar do seu(sua) filho(a).

Visando sempre o bem-estar e a aprendizagem dos alunos, o projeto Dia da Família tem como objetivo promover a integração entre a comunidade escolar: pais, professores, coordenação, direção e funcionários.

Objetivo geral

Incluir a família no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o crescimento do aluno, fortalecendo a relação da criança com a sua família e a escola, tornando-a a principal parceira e colaboradora.

Objetivos específicos

Oficinas

1. Ecoarte – O talento em defesa do meio ambiente

O Ecoarte é o projeto que a parceria família e escola realiza em favor da educação ambiental. A ação é inovadora e visa incentivar e despertar, de forma criativa, um novo olhar da população para as questões socioambientais.

Objetivo

Levar em conta a arte, por sua ampla variedade de linguagens e aplicações, como auxiliadora na formação de novos conceitos, possibilitando uma reestruturação dos contatos.

SF4_opt

2. Cupcakeboss

Com a globalização, o conhecimento e o domínio do idioma se tornou fundamental para todo mundo nos dias de hoje. A Oficina de Inglês se preocupa em oferecer um ensino de qualidade em que os alunos, em pequenos grupos, sintam-se confortáveis, seguros e prontos para dominar a língua inglesa. Isso é garantido através do critério de formação das equipes: o aluno tem que apresentar o mesmo interesse na aprendizagem do idioma, bem como o mesmo nível de conhecimento da língua, seja ele básico ou intermediário.

Objetivo

Trabalhar a estrutura da língua inglesa com as crianças de uma forma prazerosa, voltada para aquelas que gostam de se aventurar na cozinha. Os pequenos aprenderão a decorar os bolinhos de vários sabores utilizando a língua inglesa para se comunicar.

3. Minichefe

Uma das formas mais eficientes para as crianças tomarem gosto pelo cardápio saudável é conhecendo melhor o que ingerem.

Objetivo

Realizar um trabalho em que os alunos, através da vivência de situações, da movimentação e da manipulação de objetos, possam aprender a internalizar conceitos e modificar comportamentos, além de adquirir, desde cedo, os conceitos de culinária e a utilização correta dos alimentos.

4. O medo e a cegueira (instalação)

Entre as barreiras para o incremento de melhorias e inovações, destacam-se o medo do desconhecido, a necessidade de aceitação, a disseminação de estereótipos, a síndrome da lamentação, a busca da perfeição e a cegueira. A instalação tem como objeto a análise e a articulação entre diversos mecanismos de interação social, em especial os relacionamentos entre os seres humanos e o vínculo com a cultura do medo, que impedem de ir mais além no sentido do processo de aprendizagem.

Objetivo

Descobrir a diferença entre melhoria e inovação, as barreiras na implantação de mudanças e como é feito o exercício da criatividade.

5. Família literária

A partir da leitura de histórias sobre o tema que tinham como personagens pais, mães, irmãos e avós, os estudantes poderão se reconhecer como pertencente a uma família. Identificar as pessoas da sua família, sua importância e seu papel; conhecer os diferentes tipos de família existentes entre seus colegas; bem como criar novas histórias com os membros da família, imitando seus gestos, suas posturas e seus modelos.

Objetivo

Trabalhar diversos gêneros textuais com a relação Família – Escola. Estimular a leitura através de contos.

SF2_opt

6. Cena na tenda

Esta oficina propicia um momento de interação e integração entre pais, alunos e professores. As temáticas abordadas são assuntos do cotidiano social. Uma parceria da família na escola, contribuindo para a formação de alunos críticos em relação a problemáticas sociais.

Objetivo

Consolidar um ambiente de debate sobre diversas temáticas.

7. O contador de histórias

Contar histórias enriquece o mundo interior, além de desenvolver o hábito de ouvir e o prazer de ler, buscando sempre outras, as mesmas e novas histórias, acumulando assim conhecimentos preciosos para a qualidade de vida.

Objetivo

Enfocar o ato de contar histórias como uma das possibilidades de se criar vínculos afetivos, transmitir valores, estimular a aprendizagem e desenvolver a imaginação.

8. Saúde e movimento

O treinamento funcional é conhecido por trabalhar diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da vida diária. Dessa forma, realizamos um trabalho completo em todo o corpo.

Objetivo

Estimular as crianças e sua família a realizarem atividades físicas e funcionais, sem competitividade, que as desenvolvam de forma global, conscientizando-as da importância de um estilo de vida ativo, da alimentação saudável, do convívio familiar e social baseado no respeito mútuo, ajudando a construir cidadãos cooperativos e de sucesso.

9. Galeria de Arte – História em Quadrões – Releitura de diversos artistas e estilos. Barroco – Renascimento – Realismo – Arte Moderna

Objetivo

Conhecer o universo dos museus e das exposições de arte.
Reconhecer e valorizar os espaços culturais, as atividades por eles promovidas e seu papel na sociedade.

10. Dança

Nós, seres humanos, possuímos um jeito único de manifestar aquilo que somos, pois temos a capacidade de expressar nossos pensamentos e nossas emoções de muitas maneiras diferentes, de uma forma que nenhum outro ser vivo é capaz de fazer.

Objetivo

Promover um evento democrático de ampla participação popular que  incentive a prática da dança como expressão artística, contribuindo para a  difusão cultural e o desenvolvimento regional. Acreditamos que um evento  como este servirá como um momento de entretenimento familiar e  de promoção cultural no qual as famílias poderão estar presentes para se divertirem de forma saudável.

11. Música

Sabendo que, em nossa cidade, a música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa, motivamo-nos a elaborar uma proposta de trabalho diferenciado através da Oficina de Música.

Objetivo

Proporcionar aos alunos a interação e o contato com a música através do manuseio de vários instrumentos, bem como da aprendizagem do canto. Além disso, intenciona-se torná-los sujeitos críticos em relação à diversidade musical e dar-lhes possibilidade de conhecer e manusear diferentes instrumentos musicais, podendo assim optar pelo de maior domínio e gosto.

Com o projeto tivemos a interação de todos, sem distinção de qualquer natureza. A participação das famílias nos ajudou a vivenciarmos, juntos, as temáticas pedagógicas da escola.

Suzana Firmino – Diretora Pedagógica

12. Oficina de pipas

A pipa também ajuda na construção dos conceitos matemáticos. Com ela, podemos ensinar a geometria de forma lúdica, desenvolvendo o raciocínio lógico, sempre promovendo, nesta construção, a formação do indivíduo com um trabalho cooperativo em que há respeito pelo ambiente em que se vive. Durante a construção, a pipa é caracterizada por alguns entes geométricos como: linhas concorrentes, paralelas, triângulos, retângulos, triângulos retângulos, losangos, ângulos, etc.

Objetivo

Explorar conceitos matemáticos de forma lúdica e interativa, a partir da construção de pipas, proporcionando aos alunos experiências que os levem a perceber a matemática de forma contextualizada, gerando uma atitude positiva em relação ao conhecimento matemático.

Explorar conceitos matemáticos como: linhas concorrentes, perpendiculares, paralelas, formas geométricas e noções de medidas.

SF1_opt

13. Artes plásticas

A arte propicia uma compreensão profunda das questões sociais, pois solicita a percepção visual, a auditiva, bem como os demais sentidos, e é através dela que o aluno compreende a dimensão poética presente em seu meio.

Objetivo

Levar os alunos ao mundo das artes plásticas, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, autoestima, concentração e capacidade de transformação.

cubos