Edição 77

Projeto Didático

Dia das Mães

Colégio Marta Silvério – Aracati/Ceará

dia_maes

Justificativa

Para desenvolver, nas aulas de Artes, as habilidades artesanais, que são riquíssimas, pois, além de estimular a criatividade e coordenação motora, tornam concreto e prático o conhecimento, fazendo com que o aluno escreva sua história de forma artística e prazerosa.

Objetivo geral

Desenvolver com os alunos atividades manuais que os capacitem para diversas práticas que exijam concentração, criatividade e coordenação motora.

Objetivos específicos

• Propiciar, por meio do trabalho em equipe, os valores da parceria, que são solidariedade, interação, diálogo, respeito e amizade.

• Tornar o aprendizado das artes manuais prazeroso e sem preconceito.

• Presentear as mães não só com a lembrança concreta, mas com o amor, o carinho e a homenagem de seu filho.

Desenvolvimento

1. Apresentamos a ideia para os alunos, confeccionando um modelo ilustrativo.

2. Solicitamos que os alunos trouxessem um par de sandálias e contribuíssem financeiramente para a decoração dos calçados.

3. No início do trabalho, os alunos formaram grupos, que se ajudavam enquanto o professor orientava o passo a passo da atividade.

4. Terminada a atividade, os alunos confeccionaram cartões e cartas, que foram entregues junto com a lembrança no Dia das Mães.

Culminância

Durante o mês de maio, em duas aulas de Artes.

 Material utilizado

Sandálias com viés estampado, cola para tecido, adereços para detalhes finais (laço, flor, fita) e sacola para embalagem.

 Avaliação

Sentir-se capaz de confeccionar algo fez com que os alunos ficassem mais realizados e felizes; quanto às mães, segundo relatos, viveram momentos afetuosos e de bastante emoção.

Fica a dica

Outras atividades como esta poderão ser realizadas em diversas datas comemorativas, pois, além de proporcionar aulas proveitosas, poderão servir como uma forma de avaliação.

Coordenação do projeto
Camilo Menezes da Silva
Helane Silvério Maia

cubos