Edição 78

Mensagem inicial

Dia do Professor

Repartir o que temos seria a forma mais avançada de fraternidade. O professor é um exemplo de altruísmo intelectual. Sua finalidade de absorver conhecimentos é reparti-los com seus alunos. Ensinar é uma tarefa que exige muita responsabilidade, e, em consequência, o professor tem um trabalho constante de atualizar-se para preparar as aulas.

Modernamente, a criança inicia seus estudos num ambiente de compreensão e carinho, onde ela se sente como se estivesse em casa. O ensino nos primeiros anos quase sempre é ministrado por professoras. Elas precisam ter muita capacidade e muito amor para tratar todas as crianças como se fossem seus filhos. Isso é muito importante, pois os primeiros anos de estudo vão constituir para a criança a base para os estudos posteriores. Portanto, ensinar é uma tarefa muito importante.

O professor de um país depende da cultura do povo. Ao professor não cabe apenas dar instrução, mas também preparar o aluno para absorver cultura. Por tudo isso, os discípulos devem agradecer ao mestre. Colaborar com ele em seu trabalho inigualável, compreender a importância do significado que ele representa. No Dia do Professor, os alunos têm por dever dedicar-se a um pouco de reflexão para saber se estão correspondendo ao sacrifício do mestre, se estão entendendo o significado de sua missão.

Extraído de Almanaque Santo Antônio. 2015.

cubos