Edição 54

Dicas de filmes

Dicas de filme

Estamira

Estamira relata fielmente a vida de uma senhora tachada como louca pela família e pelos médicos, porém de uma lucidez incrível. Esse documentário conta a história de Estamira, mulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência. Essa senhora de 62 anos de idade renega a Deus por diversas razões e é capaz de explicar todos os fenômenos naturais e humanos de forma lúcida, eloquente e, ao mesmo tempo, questionadora. Ela é uma prova de que as pessoas têm, sim, a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manter intelectualmente ativas, embora os psicanalistas que a tratam discordem desse conceito, preferindo dopá-la a ouvi-la. Estamira não é uma mulher estudada; pelo contrário, mal sabe ler, já que durante a infância passou por maus bocados que, no decorrer do documentário, servem para explicar suas crenças e sua instabilidade emocional. A direção de Marcos Prado foi brilhante: ele não tentou dar voz a Estamira, ele simplesmente buscou uma forma de tornar visível sua existência para que servisse de exemplo nu e cru para todos aqueles que viessem a se interessar por compreender o ser humano como indivíduo racional, e não só emocional, como estamos acostumados a ver nas telas de cinema.

Das Tripas Coração

Um colégio de meninas de altíssimo nível social, por motivos administrativos e econômicos, sofre uma intervenção estadual que determina o fim de suas atividades. O interventor designado para encerrar essas atividades marca uma reunião para as 5h da tarde; no entanto, chega às 4h55 e, na sala de reunião, enquanto aguarda, adormece. Nesse rápido cochilo, ele sonha com todas as mulheres que pertencem a esse colégio. Vislumbra suas paixões. São os delírios do poder que fazem com que ele compreenda a alma feminina. Passados cinco minutos, ele acorda tenso e, imediatamente, assina a ata que determina o fim daquela instituição.

O Mundo de Sofia

O autor, através desse romance — que tem como personagem central uma adolescente comum, sem outras dúvidas que não as próprias de sua idade e época —, descreve toda a trajetória do homem em busca de explicações para sua existência. Ele utiliza como personagens, na trama, um professor de Filosofia, um major e sua filha. No decorrer do romance, ele faz uma explanação, em forma de diálogo entre o professor de Filosofia e a adolescente, sobre a História da Filosofia, assim como sobre todas as transformações sofridas pelo ser humano no decorrer dos tempos.

Sofia, a adolescente em questão, está prestes a completar 15 anos e se depara com questões relativas à origem do mundo, das relações entre as pessoas e de quanto a sua e, portanto, a nossa existência é efêmera. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à História da Filosofia, recomendada a todos que têm paixão pelo conhecimento.

Blaise Pascal

Roberto Rossellini acompanha a trajetória de Pascal dos 17 anos até sua morte precoce, mostrando seus célebres estudos de Matemática e Geometria, incluindo a criação da primeira calculadora mecânica, seus trabalhos revolucionários sobre o vácuo, os fluidos e a pressão atmosférica e a concepção de suas principais obras filosófico-religiosas.

Persépolis

Marjane é uma jovem iraniana de 8 anos que sonha em ser uma profetisa do futuro para, assim, salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos Guardiões da Revolução, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja transformar-se numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria.

cubos