Edição 26

Dicas de filmes

Dicas de filmes

A ODISSÉIA

Sinopse: O título do poema provém do nome do protagonista, o grego Ulisses (Odisseu), rei de Ítaca e marido de Penélope. Ulisses é um dos heróis favoritos de Homero e já aparece na Ilíada como um homem perspicaz, sábio e bravo guerreiro. A Odisséia narra as viagens e aventuras de Ulisses em duas etapas: a primeira compreende os acontecimentos que, em nove episódios sucessivos, afastam o herói de casa, forçado pelas dificuldades criadas pelo deus grego Posêidon. A segunda consta de mais nove episódios, que descrevem sua volta ao lar sob a proteção da deusa Atena. Ao mesmo tempo, descreve os acontecimentos em Ítaca durante sua ausência. A Odisséia compõe-se de vinte e quatro cantos, e a ação se inicia dez anos depois da guerra de Tróia, em que Ulisses lutara ao lado dos gregos. A ordem da narrativa é inversa: tem início pelo desfecho, a assembléia dos deuses, em que Zeus decide a volta de Ulisses ao lar.
A Odisséia completa a Ilíada como retrato da civilização grega, e as duas juntas testemunham o gênio de Homero.

TRÓIA

Sinopse: Na Grécia antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da história, Páris (Orlando Bloom), príncipe de Tróia, e Helena (Diane Kruger), rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização. Páris rouba Helena de seu marido, o Rei Menelau (Brendan Gleeson), e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta a seu irmão Agamenon (Brian Cox), o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.
Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância — ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo Rei Príamo (Peter O’toole) e defendida pelo poderoso príncipe Heitor (Eric Bana), é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles (Brad Pitt), tido como o maior guerreiro vivo.
Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon, mas será o amor que acabará por decidir seu destino.
Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de glória. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas.

FÚRIA DE TITÃS

Sinopse: Você se lembra das terras onde o ciclope vaga (Simbad e a Princesa), os esqueletos lutam (Jasão e o Velo de Ouro) e cavaleiros laçam dinossauros? Essas figuras fazem parte do universo de Ray Harryhausen, o mestre dos efeitos especiais que também está por trás de Fúria de Titãs. Deuses no Olimpo, terríveis monstros mitológicos e heróis mortais fazem deste espetáculo de imaginação uma aventura imperdível. Harry Hamlin é Perseu, o filho mortal de Zeus (Laurence Olivier), que luta contra o monstro marinho Kraken para salvar a vida da princesa Andrômeda (Judi Bowker). Para tal, ele precisa de uma arma tão letal quanto difícil de conseguir: a cabeça da Medusa. Acompanhado de um grupo de corajosos guerreiros e montado no fabuloso Pégaso, o cavalo alado, Perseu parte em uma aventura sem precedentes pelas terras fantásticas da mitologia grega.

HÉRCULES

Sinopse: Hércules, filho de Zeus, é roubado ainda bebê e criado por humanos. Dotado de força descomunal, Hércules trava luta com o vilão Hades, deus dos infernos, que quer dar um golpe no Olimpo e libertar os titãs que Zeus aprisionou.
cubos