Edição 28

Dicas de filmes

Dicas de Filmes

Crash – No Limite

O filme mostra o encontro de vários personagens totalmente diferentes nas ruas de Los Angeles: uma dona-de-casa e seu marido, promotor público, da alta sociedade; um lojista persa; um casal de detetives da polícia — ele afro-americano, ela latina —, que também são amantes; um diretor de televisão afro-americano e sua esposa; um mexicano especialista em chaves; dois ladrões de carros da periferia; um policial novato; e um casal coreano de meia-idade. Todos vivem em Los Angeles, e cada um tem sua própria história. Nas próximas 36 horas, eles vão se encontrar.

Mississippi em Chamas

Mississippi em Chamas faz uma alusão ao assassinato de três civis pela organização racista Ku Klux Klan, em 1964. Investigando o desaparecimento dos três ativistas do movimento negro, estão os agentes do FBI Rupert Anderson (Gene Hackman), mais velho e experiente, e Alan Ward (Willem Dafoe), jovem e idealista. Poucas pessoas se dispõem a ajudar nas investigações e aquelas que contam algo aos agentes são ameaçadas ou espancadas.

A Cor Púrpura

Baseado na obra de Alice Walker, vencedora do Pulitzer. O filme conta a história de Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem garota negra no início do século 20 que, com 14 anos, está grávida de seu pai. Depois de casada, sofre os mesmos abusos de seu cruel marido. Sua única alegria, a irmã, é mandada para fora do país para trabalhar como babá. Até que começa a reconhecer seu valor e tenta viver livre de sofrimentos. No Oscar de 1986, A Cor Púrpura recebeu onze indicações.

África dos Meus Sonhos

A história de Kuki Gallmann (Kim Basinger), uma mulher divorciada que sofre um acidente de carro e resolve mudar a sua vida. Kuki aceita a proposta de seu recente namorado, Paulo Gallmann, e vai com ele e com seu filho para o Quênia, na África. Com seu espírito aventureiro, Paulo leva Kuki a situações de inúmeras aventuras e perigos numa paisagem digna das telas do cinema. Kuki tem de enfrentar seus medos e suas angústias e decidir se permanece nessa vida selvagem e tenta, assim, encontrar um sentido para sua vida.

Hotel Ruanda

O filme conta a história verdadeira de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), gerente de hotel que abrigou milhares de refugiados durante sua luta contra a milícia Hutu, na Ruanda.

Quilombo

Por volta de 1650, um grupo de escravos se rebela num engenho de Pernambuco e ruma ao Quilombo dos Palmares, onde uma nação de ex-escravos fugidos resiste ao cerco colonial. Entre eles, está Ganga Zumba, príncipe africano e futuro líder de Palmares. Seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contestará as idéias conciliatórias de Ganga-Zumba, enfrentando o maior exército jamais visto na história colonial brasileira. Quilombo foi inspirado nos filmes Ganga-Zumba, de João Felício dos Santos, e Palmares, de Décio de Freitas.

Um Grito de Liberdade

Nos anos 70, na África do Sul do apartheid, Donald Woods (Kevin Kline) é um jornalista branco que conhece Stephen Biko (Denzel Washington), o importante militante pelos direitos dos negros, e se torna seu amigo. Quando Biko é morto na prisão, em 1977, Woods percebe a necessidade de divulgar a história do ativista, a perseguição que sofreu, a violência contra os negros, a crueldade do regime do apartheid. Mas ele e sua família também se tornam alvos do racismo e precisam deixar o país às pressas.

Uma História Americana

O Alabama, nos agitados anos 50, é o palco para esta história sobre duas mulheres que sofrem uma terrível discriminação social. Odessa (Woopy Goldberg) é empregada de
Miriam (Sissy Spacek), que deve ir e voltar a pé ao trabalho, todos os dias, porque, na época, negros não poderiam contar com o transporte público. Ela, então, luta contra o preconceito, enquanto Miriam procura por justiça.

cubos