Edição 38

Dicas de filmes

Dicas de filmes

VALENTE VALENTIM

1960, Buenos Aires. Valentim (Rodrigo Noya) é um menino de nove anos que vive com sua avó (Carmem Maura). Sua mãe desapareceu quando tinha apenas três anos de idade, e seu pai é um homem distante, incapaz de assumir responsabilidades. Valentim é uma criança solitária, em uma busca constante por amor e afeto. Ele tem duas obsessões: tornar-se astronauta e que o pai o leve ao encontro de sua mãe. Mas seu pai não quer remexer no passado e, além de tudo, está mais preocupado com seus relacionamentos...

O PREÇO DO DESAFIO

Esse filme, aclamado pelas platéias, é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de melhor ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de Matemática numa escola em East Los Angeles, Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio de fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira dezoito garotos que estão lutando com as frações para se tornarem mestres da Matemática. Lou Diamond Phillips e Andy Garcia co-estrelam o filme.

A ESCOLA DA VIDA

Há um novo professor na cidade, e ele está fazendo um verdadeiro furacão na Fallbrook Middle School. Ele é atraente. Ele é legal. Ele é informal. Os alunos amam o Sr. D (Ryan Reynolds). Os professores o admiram... exceto Matt Warner (David Paymer), o ansioso professor de Biologia que sonha em ganhar o prêmio de Professor do Ano. Filme feito diretamente para a televisão.

CLUBE DO IMPERADOR

Numa escola freqüentada pela elite americana, o professor idealista William Hundert (Kevin Kline) é conhecido por suas aulas cheias de alegria e emoção. Tudo caminha bem até o dia em que um de seus alunos, o arrogante Sedgewick Bell (Emile Hirsch), filho de um respeitado senador, inicia uma guerra particular com William, criticando, inclusive, seus métodos de ensino. Essa batalha de egos entre os dois acaba se estendendo por anos. A direção desse emocionante drama é de Michael Hoffman (de Sonhos de Uma Noite de Verão).

NENHUM A MENOS

Professor entra de licença para cuidar da mãe doente. A única pessoa que aceita ficar em seu lugar é a menina Wei. Como a evasão é muito grande, o professor oferece-lhe recompensa se conseguir manter todos na escola. Quando um dos alunos abandona o curso, a menina ruma para a cidade grande em seu encalço. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza.

O SORRISO DE MONA LISA

Em 1953, a recém-graduada Katherine Watson (Julia Roberts) torna-se professora de História da Arte do respeitado e conservador Colégio Wellesley. Decidida a lutar contra normas tradicionais que existem na sociedade e no próprio colégio, a jovem professora inspira suas alunas, como Betty (Kirsten Dunst) e Joan (Julia Stiles), a vencerem seus desafios de vida. Uma espécie de Sociedade dos Poetas Mortos na versão feminina.

ESCRITORES DA LIBERDADE

Erin Gruwell (Hilary Swank) é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina a seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

DURO APRENDIZADO

Malik (Omar Epps) é um estudante negro tentando conseguir uma bolsa de estudos. O problema é que ele não é muito chegado ao estudo e acha que suas qualidades atléticas serão suficientes para conseguir o benefício na universidade. Fudge (Ice Cube), um “estudante profissional” que está na Universidade Columbus há quase seis anos, conhece Malik e começa a questionar as convicções raciais e políticas do novo amigo. Além de Fudge, há o professor de Ciências Políticas, Phipps (Laurence Fishburne).

A ESCOLA DE ROCK

O guitarrista Dewey Finn é completamente antiinstitucional, irreverente ao máximo e idolatra o poder do rock and roll. Ele adora se jogar em cima do público, fazer solos de 20 minutos e está determinado a dar a vitória ao seu grupo de rock na Batalha de Bandas local… só que os seus parceiros o expulsam da banda. Arrasado, precisando de dinheiro para pagar o aluguel e entulhado de caixotes num apartamento que divide com o amigo Ned, Dewey atende um telefonema para Ned e, impulsivamente, aceita o trabalho de professor substituto na renomada Escola Elementar Horace Green, onde Mullins, a diretora caxias, observa como um falcão cada movimento seu. Apesar de Dewey não ter a menor idéia de como e o que ensinar, ele sabe bem como inspirar confiança em seus jovens alunos da 5ª série. E quando, acidentalmente, os ouve tocando numa aula de música, decide transformar esses pequenos prodígios numa banda de rock de alta voltagem — fato este que mudará a vida deles para sempre.

cubos