Edição 42

Dicas de filmes

Dicas de Filmes

Escritores da Liberdade

Erin Gruwell (Hilary Swank) é uma jovem professora que leciona em uma pequena escola de um bairro periférico nos EUA. Por meio de relatos de guerra, ela ensina a seus alunos os valores da tolerância e da disciplina, realizando uma reforma educacional em toda a comunidade.

Desafiando Gigantes

Em seis anos como técnico de futebol americano de uma escola, Grant Taylor nunca conseguiu levar seu time, o Shiloh Eagles, a uma temporada vitoriosa. E, ao ter que enfrentar crises profi ssionais e pessoais aparentemente insuperáveis, a idéia de desistir nunca lhe pareceu tão atraente. É apenas depois, quando um visitante inesperado o desafi a a acreditar no poder da fé, que ele descobre a força da perseverança em vencer. Uma produção excelente e uma mensagem de esperança do começo ao fim.

Duro Aprendizado

Malik (Omar Epps) é um estudante negro tentando conseguir uma bolsa de estudos. O problema é que ele não é muito chegado aos estudos e acha que suas qualidades atléticas serão sufi cientes para conseguir o benefício para entrar na universidade. Fudge (Ice Cube), um “estudante profi ssional” que está na Universidade Columbus há quase seis anos, conhece Malik e começa a questionar as convicções raciais e políticas do novo amigo.

Pride

Baseada em fatos reais, essa é a história de Jim Ellis, um carismático professor americano que, na década de 1970, transformou a vida de seus alunos rebeldes ao criar uma equipe de natação num dos bairros mais barras-pesadas da Filadélfia.

A Missão

No século XVIII, um violento mercador de escravos indígenas, arrependido pelo assassinato de seu irmão, realiza uma autopenitência e acaba se convertendo em missionário jesuíta em Sete Povos das Missões, região da América do Sul reivindicada por portugueses e espanhóis e que foi palco das Guerras Guaraníticas.

O Último dos Moicanos

Baseado em um grande romance de James F. Cooper, O Último dos Moicanos explora a questão indígena e tem como pano de fundo a Guerra dos Sete Anos, que durou de 1756 a 1763, entre franceses e ingleses. A luta é pela posse de terra na América do Norte, usando como soldados índios de diferentes tribos, que foram manipulados pelo Ocidente. Hawkeye, fi lho por adoção de Chingachgook e pertencente à tribo dos moicanos, consegue salvar as duas fi lhas de um ofi cial britânico do ataque dos índios Hurono e acompanha-as até o Forte William Henry, tomado pelos franceses. Cora, uma das jovens, apaixona-se por Hawkeye, que, junto à sua tribo, representa a última esperança também para os ingleses.

cubos