Edição 45

Dicas de filmes

Dicas de Filmes

MEU NOME É RÁDIO

Na Carolina do Sul, o técnico de futebol americano Harold Jones (Ed Harris) faz amizade com Rádio (Cuba Gooding Jr.), um estudante que é deficiente mental. O relacionamento dos dois dura décadas, e Rádio se transforma, de um garoto tímido e atormentado, em uma inspiração para a comunidade onde vive. O filme faz-nos refletir sobre a necessidade de o ser humano viver em sociedade, de ter amizades e oportunidade de se desenvolver na convivência com seus semelhantes apesar das diferenças, dificuldades e deficiências que todos temos. Mostra-nos também que — através da compreensão, da ajuda, da amizade incondicional e da aceitação — as pessoas podem se tornar melhores e ser plenamente capazes de se desenvolver. É uma história sensível e edificante.

ROCKET SCIENCE

O freak da vez é Hal Hefner (Reece Thompson), um garoto complicado cujos problemas de gagueira vivem atrapalhando sua vida, mas que, em vez de permanecer excluído em seu casulo, decide dar a cara à tapa e participar de um concurso de debates na escola. Ele se apaixona por uma estrela dessa cena de debates competitivos. O relacionamento com ela o faz tentar sua própria sorte no mundo das palestras. O filme dialoga sobre o problema de fala e aborda como agir em situações constrangedoras.

VEM DANÇAR

Um filme para encantar o olhar, a escuta e a imaginação. Pierre Dulaine (Antonio Bandeiras) é um dançarino de salão profissional que se torna voluntário para dar aulas de dança em uma escola pública de Nova York. Pierre tenta apresentar seus métodos clássicos, mas logo enfrenta a resistência dos alunos, mais interessados em hip-hop. É quando, desse confronto, nasce um novo estilo de dança, mesclando os dois lados e tendo Pierre como mentor. Encontramos, nessa história, elementos preciosos de ideias pedagógicas: considerar os saberes dos aprendizes e atribuir a eles o mesmo valor que damos aos saberes que queremos ensinar-lhes, transformar os problemas que surgem em desafios para todos, considerar a confiança mútua um exercício do aprendizado, exercer a autoridade e conduzi-la com a delicadeza de quem sabe que o outro escolhe ser conduzido e explicar a gratuidade ou não de nossos interesses.

COLEÇÃO RUBEM ALVES OS QUATRO PILARES

Aprender a Aprender Aprender a Fazer Aprender a Conviver Aprender a Ser

DVD GERENCIAMENTO DE SALA DE AULA

DVD GERENCIAMENTO DE SALA DE AULA E DVD DÊ SEU SHOW, PROFESSOR
cubos