Edição 53

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Em Segredo

Esma mora com sua filha de 12 anos, Sara, em Grbavica, um bairro na cidade de Sarajevo. Quando Sara lhe comunica
que quer participar de uma excursão da escola, Esma se esforça para pagar o preço da viagem, apesar de ter um certificado provando que o pai de sua filha é um herói de guerra, o que lhe daria desconto. Isso porque ela não quer revelar esse fato a Sara.

Homo Sapiens 1900

O filme Homo Sapiens 1900 é, ao mesmo tempo, chocante e esclarecedor. Uma obra-prima do já consagrado diretor sueco Peter Cohen, por seu Arquitetura da Destruição, o longa aborda o polêmico tema da eugenia desde sua concepção até sua expressão máxima durante o regime nazista alemão. Com uma descrição e uma explicação fantástica
do assunto, o espectador envolve-se no tema e fica perplexo ao ver até que ponto pode chegar o homem que objetiva a perfeição do ser, a criação de uma verdadeira máquina irretocável, a partir de um misto de estupidez e insanidade.

Como Peter Cohen deixa bem claro, a eugenia em si não é um fato negativo, a partir do momento em que se procura o melhoramento da raça humana. No entanto, quando essa prática torna-se obsessiva, tendo por objetivo a criação de uma raça humana perfeita, um verdadeiro super-homem indefectível, ela se torna altamente danosa à humanidade,
pois é posta em prática uma manipulação biológica que origina uma limpeza racial.

Ladrão de Sonhos

Neste longa, a trama envolve um cientista meio maluco chamado Krank, que começa a raptar crianças para roubar-lhes os sonhos, pois ele mesmo não era capaz de sonhar e, por isso, envelhecia mais rápido. Após capturar o irmãozinho de One, um ex-caçador de baleias meio retardado, é que a história realmente começa. One, acompanhado da pequena órfã Miette, sai em busca de Krank e das crianças raptadas. No caminho, encontram muitos personagens estranhos, cada um com sua história e seus significados.

O Fim e o Princípio

Para um jovem universitário, as fontes de conhecimento podem estar além da sala de aula. Museus, exposições, espetáculos teatrais e filmes podem ser um ótimo complemento para o crescimento intelectual do jovem. Muitas vezes, essas manifestações culturais retratam uma realidade pouco divulgada de um mundo ainda desconhecido. Este é o caso de O Fim e o Princípio, que traz à tona a realidade de sertanejos que vivem em um lugar esquecido do interior do Brasil. Muito mais do que divulgar um modo de vida, o filme abre portas para que essas pessoas, muitas vezes solitárias, falem sobre sua rotina, suas crenças e seus anseios, com o objetivo de divulgar a identidade cultural de uma parcela da população brasileira diversas vezes deixada de lado.

Ponte para Terabítia

Jess Aarons sente-se um estranho na escola e até mesmo em sua família. Durante todo o verão, ele treinou para ser o garoto mais rápido da escola, mas seus planos são ameaçados por Leslie Burke, que vence uma corrida que deveria ser apenas para garotos. Logo, Jess e Leslie tornam-se grandes amigos e, juntos, criam o reino secreto de Terabítia, um lugar mágico onde apenas é possível chegar se pendurando em uma velha corda que fica sobre um riacho perto de suas casas. Lá, eles lutam contra Dark Master e suas criaturas, além de conspirar contra as brincadeiras de mau gosto que são feitas na escola.

Zero em Comportamento

Zero em Comportamento volta aos tempos de escola num colégio do interior: as bagunças dentro do dormitório, a punição severa, a recreação, o estudo indisciplinado e os confrontos com a administração. Em uma noite, os garotos internos decidem se libertar da autoridade dos adultos, e uma revolta arrebenta.
cubos