Edição 56

Dicas de filmes

Dicas de filmes

O Planeta Branco

O documentário apresenta um panorama da região do Ártico. O filme registra a força e a habilidade dos animais do Polo Norte em sua luta pela sobrevivência, bem como retrata sua vulnerabilidade ante as mudanças agressivas provocadas no meio ambiente pelo fenômeno do aquecimento global.

Uma Verdade Inconveniente

Uma Verdade Inconveniente se baseia na principal palestra de Al Gore, conferencista e ex-senador dos EUA, em 2006. Ele alerta o mundo sobre os riscos do desequilíbrio climático e do aquecimento global (obras da humanidade, como insiste em destacar).

A conduta irresponsável do homem em relação ao planeta — ocasionada pelos excessos da sociedade de consumo e pela falta de educação para a preservação — altera drasticamente o ambiente e pode ter consequências trágicas em uma ou duas gerações.

Três Irmãos de Sangue

É a história de três irmãos que fizeram da solidariedade sua arma na luta pela vida e ajudaram a transformar o Brasil em um país mais justo e solidário. Eles participaram das grandes transformações que mobilizaram o povo brasileiro na segunda metade do século XX: Betinho, por meio de campanhas sociais; Henfil, com seu humor perturbador; Chico Mário, através da sua música.

A Última Hora

Causados pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou a esse ponto, de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter esse quadro. Entrevistas com mais de cinquenta renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer essas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.

Um Herói do Nosso Tempo

Com apenas 9 anos, Salomão (Moshe Agazai) é um caldeirão humano de culturas e religiões: é um cristão negro nascido na Etiópia que vive em um campo de refugiados no Sudão. Para sobreviver, sua mãe (Meskie Shibru Sivan) o ensina a se fingir de judeu, de forma que possa entrar em Israel. Lá ele é adotado por uma família de judeus de origem francesa. Obrigado a usar os mais variados recursos para justificar a mentira de que é judeu e também órfão, Salomão enfrenta ainda dificuldades em se adaptar à sua nova vida.

cubos