Edição 58

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Gran Torino

Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coreia que está agora aposentado. Para passar o tempo, ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida. Até que Thao (Bee Vang), seu tímido vizinho adolescente, é obrigado por uma gangue a roubar o carro de Walt, um Gran Torino retirado da linha de montagem pelo próprio. Walt consegue impedir o roubo, o que faz com que se torne uma espécie de herói local. Especialmente para Sue (Ahney Her), mãe de Thao, que insiste que ele deve trabalhar para Walt como forma de recompensá-lo.

Doutores da Alegria

O filme aborda o dia a dia dos hospitais que recebem visitas dto grupo Doutores da Alegria, formado por atores que se vestem de palhaços para alegrar as crianças internadas. Também retrata a transformação pela qual o ambiente passa com a simples presença dos palhaços, proporcionando cenas engraçadas e ainda presenciando depoimentos tocantes ao lado dos pacientes, seus pais e médicos.

Onde Mora o Coração

Novalee Nation (Natalie Portman), 17 anos e grávida, nunca teve uma família de verdade. O mais próximo que já esteve de uma família foi com seu namorado egoísta Willy Jack (Dylan Bruno), com quem está viajando rumo à Califórnia. Quando chegam a Oklahoma, eles fazem uma parada para ir ao banheiro, e, quando Novalee retorna, não encontra mais Willy, que havia se mandado. Sozinha e sem dinheiro algum, Novalee ronda uma loja da Walmart que estava por perto, surrupiando comida e suprimentos de suas prateleiras. Até que ela entra em trabalho de parto em plena loja e dá à luz uma criança ali mesmo, tornando-se ambas personalidades instantâneas. Agora, Novalee conhece novos amigos e passa a fazer parte de uma não convencional família, que irá ajudá-la a se transformar de uma adolescente sem-teto uma forte mulher de sucesso.

Mademoiselle Chambon

Em Mademoiselle Chambon, um pedreiro francês se apaixona pela professora primária do seu filho, a personagem-título. A paixão é mais física do que intelectual, embora haja um componente emocional forte ligando os dois personagens. Dirigido por Stéphane Brizé, a partir de um roteiro que ele adaptou do romance de Eric Holder, o longa pode ter uma história batida, mas a forma como o diretor acredita nos silêncios, nas palavras não ditas, dá um frescor —além de uma dose de melancolia — ao filme.

Os protagonistas são interpretados pelos atores Vincent Lindon (Bem-vindo) e Sandrine Kiberlain (O Buquê) e são personagens de classe média que, aos poucos, sucumbem aos seus desejos e temem ter de assumir as consequências.

O casamento de Jean (Lindon) vai bem até o dia em que conhece Véronique (Sandrine), a professora de seu filho. No começo, é uma amizade estranha, ele troca a janela da casa dela e pede para que ela toque violino para ele. Mais tarde, quando ela lhe empresta CDs de música clássica, o envolvimento dos dois é inevitável.

O dilema do longa é se eles se entregarão a essa paixão que os consome. A tensão reside mais em Jean, que é um personagem mais profundo, enquanto o retrato de Véronique parece um pouco superficial, apesar de ter mais cultura do que ele.

Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador

A história se passa numa pequena cidade do interior dos EUA, onde vive Gilbert Grape, um adolescente comum (interpretado por Johnny Depp) que sustenta a família desde a morte do pai. Além das duas irmãs, Gilbert cuida do irmão deficiente mental (Leonardo DiCaprio) e da mãe obesa. Em Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador, Lasse Hallstrom expõe o tédio da vida de cidades provincianas, como no clássico A Última Sessão de Cinema, e o drama trágico do jovem adolescente que sustenta o fardo familiar. A imobilidade de Gilbert Grape se contrasta com a mobilidade de uma jovem forasteira. Mas o que é interessante destacar é a precariedade aguda de Grapes — tanto na situação familiar quanto na situação afetiva (ele mantém um caso com uma mulher casada) e, inclusive, na situação de emprego (é empregado numa pequena loja de variedades ameaçada pelo hipermercado que se instala na cidade).

cubos