Edição 59

Dicas de filmes

Dicas de Filmes

Só Dez por Cento É Mentira

Viagem ao universo muito particular do poeta Manoel de Barros em documentário que combina entrevistas do escritor com excertos de sua obra e depoimentos.

5x Favela – Agora por Nós Mesmos

Jovens de favelas cariocas que participaram de oficinas para a realização de curtas-metragens retomam projeto que deu origem a um marco do Cinema Novo.

A Onda

Baseado em fato ocorrido na Califórnia, EUA, no fim da década de 1960, o filme conta a história de um professor que quer ensinar à turma os princípios dos regimes totalitários. Ante o desinteresse dos alunos, ele resolve mostrar na prática o que isso significa e como o movimento nazista chegou ao poder na Alemanha. O professor cria uma organização da qual se proclama líder e começa a trilhar os caminhos de uma autocracia, prevendo a criação de nome (A Onda), slogan (Força pela Disciplina), declaração de princípios, uniforme, etc. A vivência experimental, contudo, foge ao controle quando os alunos passam a propagar o poder do movimento, com consequências trágicas.

Os Irmãos Grimm

Wilhelm (Matt Damon) e Jacob (Heath Ledger) são dois irmãos famosos pelos seus contos de fada, recheados de personagens mágicos. Eles percorrem a Europa comandada por Napoleão Bonaparte enfrentando monstros e demônios falsos em troca de dinheiro rápido. Porém, quando as autoridades francesas descobrem o plano deles, os coloca para enfrentar uma maldição real em uma floresta encantada, na qual jovens donzelas desaparecem misteriosamente.

As Chaves de Casa

Quinze anos atrás, Gianni abandonou o filho portador de deficiências físicas e mentais após seu nascimento traumático (a mãe morreu durante o parto). Criado pela família da mãe, Paolo se encontra pela primeira vez diante do pai, com quem viajará para um hospital especial em Berlim, onde será submetido a testes e à reabilitação.

Não é preciso dizer que a viagem fica um pouco tumultuada às vezes, com Gianni, consumido pela culpa, tendo que aprender a ser um pai de verdade para a criança que só agora ele conhece.

Paolo de Rossi é um garoto esperto, com um senso de humor muito estranho, e há horas em que suas deficiências parecem desaparecer.

cubos