Edição 61

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Exuberante Deserto

Dvir (Tomer Steinhof) vive com Miri (Ronit Yudkevitz), sua jovem mãe, perturbada emocionalmente e, portanto, diferente de outros habitantes do kibutz. A relação entre um filho, a mãe e outro filho e suas contradições e influências sofridas pelo meio é o terreno em que Exuberante Deserto chafurda.

A princípio apático, o filme é narrado com objetividade, poesia e belas imagens, sendo apresentados o cotidiano do lugar, seus costumes e sua política interna, para só então dividirmos com o protagonista os seus anseios.

Sem pai, Dvir sente-se carente, e sua singela luta pela mãe pontua os momentos mais tocantes do filme. Seja quando forja cartas para alegrá-la, seja quando atende resignado ao seu pedido final.

Solitário e esperançoso, o jovem judeu aceita seu rito de passagem. Não foge dele – como aconselha seu irmão – nem se rebela. Encara-o de frente e luta até o fim, mesmo que utopicamente.

O filme ressalta a dificuldade em aceitar o diferente e as mazelas que indivíduos ditos “fora do padrão” enfrentam para sobreviver num meio social onde suas singularidades devem ser sufocadas.

Ninho Vazio

O filme desenvolve a dura experiência de um casal – um escritor bem-sucedido e uma mulher hiperativa.

O casal vive um momento de desequilíbrio. Os três filhos, já adultos, partiram para assumir a própria vida. O vazio deixado não é apenas o do quarto deles, mas também o da própria relação, que precisa ser revista.

Enquanto Martha (Cecília Roth) volta para a faculdade e passa a viver a nova liberdade, Leonardo (Oscar Martinez) ressente-se da perda do papel de provedor e resiste ao entusiasmo da mulher.

O movimento revela os problemas estruturais de um casamento escondidos há anos por trás do caos diário na vida de uma família.

A Última Música

Ambientado em uma pequena cidade praiana do sul dos EUA, Steve Miller (Greg Kinnear), um pai distante, tem a chance de passar o verão com sua relutante filha adolescente Ronnie (Miley Cyrus), que preferia estar em casa, em Nova York. Ele tenta se reaproximar dela por meio da única coisa que eles têm em comum – a música – em uma história sobre família, amizade, segredos e salvação.

cubos