Edição 64

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Camelos Também Choram

Primavera no deserto de Gobi, sul da Mongólia. Uma família de pastores nômades assiste ao nascimento de uma manada de filhotes de camelo. Uma das camelas tem grande dificuldade no parto, mas, com a ajuda da família, dá à luz um raro filhote albino. Apesar dos esforços dos pastores, a mãe rejeita o filhote recém-nascido, recusando-se, friamente, a amamentá-lo e a lhe dar o amor materno. Quando todas as esperanças para o pequeno filhote parecem ter desaparecido, os nômades enviam dois jovens em uma jornada através do deserto em busca de um músico... Finalmente, um violinista chega ao acampamento e segue-se um belo e comovente ritual. O som de um violino arcaico, cujas cordas são feitas de crina de cavalo, e o canto melódico de uma das mulheres do local mexem com o coração da mamãe-camela. Quando seu filhote é, novamente, levado a ela, ela chora e, finalmente, aceita-o, dando-lhe o leite de que precisa para sobreviver.

A Última Hora

A Última Hora descreve o último momento em que ainda é possível mudar. O filme explora o modo como a humanidade chegou até esse momento: como vivemos, o impacto que provocamos sobre o ecossistema e o que podemos fazer para mudar esse quadro. O filme apresenta diálogos com especialistas do mundo inteiro, incluindo o antigo primeiro-ministro soviético Mikhail Gorbachev, o cientista Stephen Hawking, o homem que chefiou a CIA, R. James Woolsey, e autoridades em projetos de sustentabilidade como William McDonough e Bruce Mau, que apresentam fatos e discutem os principais temas com que hoje se defronta nosso planeta.

Fahrenheit 451

Num futuro hipotético, os livros e toda forma de escrita são proibidos por um regime totalitário sob o argumento de que fazem as pessoas infelizes e improdutivas.

Se alguém é flagrado lendo, é preso e “reeducado”. Se uma casa tem muitos livros e um vizinho denuncia, os “bombeiros” são chamados para incendiá-la. Montag é um desses bombeiros. Chamado para agir numa casa “condenada”, ele começa a furtar livros para ler. Seu comportamento começa a mudar, até que sua mulher, Linda, desconfia e o denuncia. Enquanto isso, ele mantém amizade com Clarisse, uma mulher que conhecera no metrô.

Ela o incentiva e, quando ele começa a ser perseguido (e morto, segundo a versão televisiva oficial), ela o leva à terra dos homens-livro, uma comunidade formada por pessoas que memorizavam seus livros e também eram perseguidas. Essas pessoas decoravam os livros, para publicá-los quando não fossem mais proibidos, e os destruíam.

cubos