Edição 65

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial

O filme Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial foi produzido por Aamir Khan, que é ator, diretor e produtor. O filme é indiano, tem duração de 2 horas e 42 minutos, pertence ao gênero drama e tem por título original Taare Zameen Par – Every Child Is Special. Com esse filme, Aamir Khan ganhou o prêmio de melhor filme e de melhor diretor no Filmfare Awards em 2008. Esse filme consegue transmitir para todo e qualquer educador uma mensagem mostrando que é possível trabalhar com a diversidade dentro da sala de aula, basta o professor compreender as necessidades e o contexto social de cada aluno para então poder ajudá-lo a desenvolver sua capacidade de aprendizagem.

O filme conta a história de Ishaan, uma criança que sofre com dislexia e que, por isso, não é compreendida em casa nem na escola — o pai acredita que o menino é apenas um preguiçoso e indisciplinado, comportando-se severamente com a criança. Na escola, ele é tratado como aluno desinteressado por não conseguir ler e escrever corretamente, passando a ser castigado por seus erros cometidos e, com isso, a ser motivo de graça para os colegas, pois ele já está repetindo o terceiro período e corre o risco de repeti-lo novamente.

Para que tal fato não ocorresse, o pai de Ishaan decidiu transferi-lo para um colégio interno.

O tempo passa em sua peleja escolar, que é entremeada pelo sonho da arte e de ser um artista. Ishaan conhece seu novo professor, que, com um olhar lúdico, passa a entender parte da subjetividade de Ishaan, identificando então sua dislexia, mas sempre atuando pedagogicamente com uma incrível potencialidade.

Concorrência Desleal

Na Itália de 1938, em meio à Segunda Guerra Mundial, dois comerciantes de roupas — um católico e outro judeu — disputam pela melhor clientela. Em meio a trapaças e discussões sem fim, eles vão descobrir uma forte amizade quando um deles sofre com a intolerância do regime fascista. O filme conta com a excelente participação de Gérard Depardieu (O Homem da Máscara de Ferro) como o intelectual antifascista. Concorrência Desleal é vibrante e admirável. Já faz parte dos grandes filmes da história do cinema.

Ventos da Liberdade

Irlanda, 1920. Os trabalhadores do interior do país se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência. Cansado de testemunhar tanta brutalidade, Damien (Cillian Murphy), um jovem estudante de Medicina, abandona tudo para juntar-se ao irmão Teddy (Padraic Delaney), que já aderiu à luta armada. Quando as táticas não convencionais dos irlandeses começam a abalar a supremacia dos soldados britânicos, o governo se vê forçado a negociar, e os dois lados discutem um acordo de paz. Nesse momento, na Irlanda, aqueles que estavam unidos pela independência se dividem entre os que são a favor e os que são contra o acordo, deixando os irmãos em lados opostos de uma nova guerra, agora interna.

cubos