Edição 75

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade

Inspirado na autobiografia homônima de Nelson Mandela, publicada em 1994, este é um filme que acompanha a jornada de um dos maiores ícones mundiais. Desde a sua infância numa pequena aldeia rural até à tomada de posse como primeiro presidente negro na África do Sul, debruça-se sobre os mais marcantes momentos da sua luta contra a apartheid, passando pelos 27 anos que viveu encarcerado como prisioneiro político.

Com o ator Idris Elba como protagonista, conta com a realização de Justin Chadwick e argumento de William Nicholson. O filme teve a sua estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto, em setembro de 2013.

As Hiper Mulheres

Temendo a morte da esposa idosa, um velho pede que seu sobrinho realize o Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu (MT), para que ela possa cantar uma última vez. As mulheres do grupo começam os ensaios, enquanto a única cantora que de fato sabe todas as músicas se encontra gravemente doente.

Mulheres Africanas: A Rede Invisível

Este documentário oferece um panorama das conquistas e lutas das mulheres do continente africano no último século. O longa conta com depoimentos de cinco mulheres que contam sua história de vida: Graça Machel, ativista de direitos humanos e esposa de Nelson Mandela; Mama Sara Masari, empresária; Leymah Gbowee, vencedora do Prêmio Nobel da Paz; Luisa Diogo, ex-primeira ministra de Moçambique; e Nadine Gordiner, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura. Além disso, o longa celebra as vitórias das mulheres comuns que encaram os desafios do dia a dia com esperança e determinação.

Como Estrelas na Terra

O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. O jovem Ishaan não consegue acompanhar as aulas ou focar sua atenção e é tratado com muita rudeza por seu pai. Após ser chamado pela escola, o pai decide levá-lo a um internato, atitude que leva o pequeno a entrar em depressão. Um professor substituto de Arte, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de viver.
cubos