Edição 95

Dicas de filmes

Dicas de filmes

Corrida para lugar nenhum

Corrida para lugar nenhum relata histórias de crianças e adolescentes americanos que foram pressionados ao limite e de educadores preocupados com o desenvolvimento de alunos e de pais que tentam proporcionar sempre o melhor aos seus filhos. Além disso, o documentário aponta o silêncio epidêmico das escolas dos Estados Unidos, onde a cola se tornou uma prática comum entre os estudantes. Doenças relacionadas ao estresse e à depressão se fazem presentes, e há o encaminhamento de jovens despreparados e desmotivados às universidades.

Ser e ter

Retratado em uma paisagem de montanhas e terras agrícolas, Ser e ter é um documentário sobre um grupo de crianças entre quatro e doze anos que estudam em uma pequena escola de vila, em Auvergne. Mostrando o dia a dia das crianças, a intenção é transmitir como elas aprendem a viver lado a lado e convivem com os outros e com os seus desejos.

 

A educação proibida

A educação proibida é um documentário que se propõe a questionar as lógicas da escolarização moderna e a forma de entender a educação, mostrando diferentes experiências educativas não convencionais que propõem a necessidade de um novo modelo educativo. A educação proibida é um projeto realizado por jovens que partiram da visão de quem aprende e que embarcaram numa pesquisa que cobre 8 países, realizando entrevistas sobre propostas educativas alternativas com mais de 90 educadores.

Tarja branca

A partir dos depoimentos de adultos de gerações, origens e profissões diferentes, o documentário Tarja branca discorre sobre a pluralidade do ato de brincar e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro de si mesma. Por meio de reflexões, o filme mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu espírito lúdico.

cubos