Edição 104

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Praticando o poder do agora: Ensinamentos essenciais, meditações e exercícios de O poder do agora

Praticando o poder do agora é um manual que ensina a viver o momento presente, princípio básico que Eckart Tolle apresenta em O poder do agora, um dos maiores fenômenos da literatura espiritual, com 8 milhões de livros vendidos em todo o mundo.
Este livro é uma excelente introdução aos ensinamentos do autor, reunindo trechos cuidadosamente selecionados de O poder do agora. Ao mesmo tempo, é um guia essencial para quem já conhece sua filosofia porque traz técnicas, exercícios e meditações para alcançar a felicidade, a paz interior e a iluminação.
Tolle conduz o leitor a uma nova maneira de pensar (ou melhor, de não pensar), eliminando a espera, o medo e a preocupação com o passado e o futuro.
Se você nunca está satisfeito com a sua vida do jeito que ela é, comece a ler este livro agora. E veja o que acontece.

Eckhart Tolle

Gerações em ebulição: o passado do futuro e o futuro do passado

Vivemos dias velozes, em que parece não haver lugar para o passado, apenas para o futuro. “O futuro é agora”, dizem. No entanto, numa aparente contradição, como se estivesse fora de seu tempo, vemos a juventude se aproximando e se apropriando de referências e comportamentos de gerações anteriores. Por melancolia ou mesmo desilusão com o futuro, os jovens têm voltado seu olhar para trás, idealizando um passado que, talvez, não tenha sido como imaginam.
Neste livro, que deve agradar tanto a jovens quanto a velhos, o filósofo Mario Sergio Cortella e o jornalista Pedro Bial procuram entender esse fenômeno e, em um bate-papo delicioso, pontuado por referências históricas e culturais, conversam sobre ansiedade, ócio, rebeldia, militância política e empreendedorismo. Os autores oferecem importantes reflexões para repensar a juventude de hoje.

Mario Sergio Cortella
Pedro Bial

Humor e tristeza: o direito de rir

Por que analisar o riso e o humor da perspectiva ética e moral? Seria relevante pensar o lugar do riso e do humor na vida dos seres humanos (ética) e avaliar suas relações com a Responsabilidade Social (moral)?
Para Yves de La Taille, não só é relevante como necessário, sobretudo hoje, quando somos convidados a rir e consumir humor a todo instante. O riso e o humor, é claro, relacionam-se com o prazer e a alegria, mas também com a dor, a violência e a tristeza.
Talvez seja o caso de perguntar: qualquer piada ou brincadeira que faça rir é válida? Bergson dizia que o riso é sempre humilhante para quem é dele objeto. Existiriam, então, critérios morais que nos permitam fugir das oposições extremas, balizando o que poderíamos chamar de “o direito de fazer rir e de rir”?
Entre muitos exemplos divertidos (e outros nem tanto), são essas questões que norteiam a discussão conduzida pelo autor nesta obra singular.

Yves de La Taille

cubos